terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Eleições 2010 acirra disputa. Icó também será protagonista dessa história

Enganam-se àqueles que acham que a reeleição do deputado estadual, Neto Nunes (PMDB), está garantida. A partir de junho desse ano, novos candidatos surgirão. Muitos acreditam que haverá uma grande renovação na Assembleia Legislativa do Ceará. Alguns desses deputados irão disputar uma vaga na Câmara Federal. É o caso dos deputados Artur Bruno (PT) e Edson Silva (PSB).
Em 2006, Neto Nunes obteve mais de 41 mil votos, oriundos de eleitores de Icó, onde foi prefeito, Orós, Aurora, Baixio, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe, Iguatu, Ipaumirim e até de Fortaleza. Mas, de todas estas cidades citadas, o parlamentar não fez por onde em quase todas elas. Rompeu politicamente com os prefeitos de Aurora, Orós, Ipaumirim e Lavras da Mangabeira. Em Iguatu, Nunes teve o apoio de dois vereadores, o que não irá ocorrer nesse ano, por conta do prefeito Agenor Neto (PMDB), que têm ao seu lado todos os vereadores do município. Já em Ipaumirim, o prefeito dessa cidade não quer nem sonhar em apoiar Neto Nunes no tocante a sua reeleição, haja vista que o parlamentar, depois das eleições de 2006, somente agora em dezembro/2009, durante as comemorações do aniversário de emancipação política, é que apareceu no município, perdendo uma grande oportunidade de novamente ficar calado. E, por último, na capital cearense, ele teve o apoio de alguns icoenses que residem por aqui, chegando a ter mais de dois mil votos só em Fortaleza.
Agora, o processo será diferente. Perdeu o apoio desses municípios, mas ganhou a Prefeitura Municipal de Icó, cujo mandatário é o seu irmão, o prefeito Marcos Nunes (PMDB). Mas somos sabedores que somente uma cidade apoiando não é o suficiente para se eleger. Até porque cada político do município muito provavelmente terá um candidato a deputado estadual. E sua situação se complicará mais ainda, se o ex-prefeito, Jaime Júnior (DEM), se candidatar a esta mesma vaga, sendo seu concorrente direto em todos os quadrantes da cidade de Icó. Se esta tese se consolidar, a briga promete esquentar. Temos que levar em consideração o fato de que, Jaime obteve nas últimas eleições municipais, mais de 17 mil votos, o que, cá pra nós, é muito salutar.
É bom os candidatos se prepararem para o pleito que promete ser um dos mais disputados dos últimos anos, principalmente para a Assembleia Legislativa. O leque de partidos que dão sustentação política ao governador Cid Gomes (PSB), é imenso. Vai desde o PT ao PMDB. E, por isso, na hora de se repartir o bolo, poucos se salvarão, já que para a coligação proporcional, PSB, PT, PMDB e PCdoB marcharão unidos, formando o chamado blocão parlamentar.
Quem sobreviver, verá! Verá?