quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Portal O Povo registra história de Icó sob os olhares do jornalista Plínio Bortolotti


Muito interessante as matérias especiais sobre a cidade de Icó elaboradas pelo jornalista Plínio Bortolotti, editor institucional do Grupo de Comunicação O Povo e integrande do Conselho Editorial do jornal. Conheço muito bem o trabalho do professor Plínio, que eu tive a honra de ser seu aluno da disciplina de Redação Jornalística III, no curso de Jornalismo das Faculdades Nordeste - FANOR. É um dos melhores e mais respeitados jornalistas do Ceará, que trocou o Rio Grande do Sul para fazer carreira aqui.
Entre as cidades visitadas pelo jornalista está justamente o torrão icoense. Não é pra menos. Icó tem uma bela história para ser contada. Só assim, os cearenses poderão ter um pouco de sua história escrita e, quem sabe, um dia irem visitá-la, levando renda para a cidade.
Sempre acompanhado do historiador Altino Afonso, funcionário da Secretaria de Cultura e Turismo do município, e que tive a honra de trabalhar com ele quando fui assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal nos anos de 2007 e 2008. É um profissional bastante prestativo e atencioso. Sem contar no fato de que é um amante da história de Icó.
Vale a pena os leitores se debruçarem nos links abaixo e conhecer mais um pouco sobre a rica história do município de Icó que, diga-se de passagem, já foi uma das cidades mais importantes do Ceará e só não continua sendo por conta das más administrações que seguidamente vêm comandando os destinos do Palácio da Alforria.

:: Entrando em Icó, uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico

:: Barão do Crato: arrogância, crueldade, brigas e a paixão impossível pela irmã

:: Ribeira dos Icós: o teatro que nunca foi inaugurado

:: Icó: a Igreja Nosso Senhor do Bonfim e a baleia adormecida

:: A praça, o Largo do Théberge, era um entreposto comercial em Icó

:: Casa da Câmara e Cadeia de Icó e a Confederação do Equador

:: A incrível história Antônio Pluma, o fuzilado salvo pelo Senhor do Bonfim

:: Afonso, Dona Socorro e a casa das 42 portas em Icó

:: Entardecendo em Icó