quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Abandono geral em Icó: Matriz é a Igreja assaltada da vez


Nem em início de ano há sossego em Icó. Desta vez, mais uma igreja, um templo religioso, foi alvo de assalto na cidade.
Na madrugada desta quarta-feira (13), indivíduos arrombaram as portas laterais da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, uma das primeiras edificações da cidade.
Outro arrombamento também aconteceu, já dentro do espaço, quando houve tentativa de abrir a porta da Secretaria da Paróquia. Neste momento, conseguiram adentrar, revistar e levar uma quantia considerada 'boa', mas não revelada pelos administradores da Paróquia. Além disso, roubaram camisas do Senhor do Bonfim. Como se não bastasse, ainda arrombaram o altar-mor da igreja secular, deixando na fuga um par de sandálias. Segundo informações de Richard Lopes, através do site Miséria, a polícia foi acionada e esteve no local, através dos inspetores da civil, Júnior Pernambucano e Ésio. Eles fizeram os levantamentos de praxe juntamente com o Cabo Menezes e o Soldado Cleber.

OMISSÃO - Este fato em igrejas, principalmente históricas, não é a primeira e provavelmente não será a última, devido ao abandono que é deixado o patrimônio histórico, bem como toda a cidade. A omissão é dividida entre a Igreja, que arrecada dinheiro em Icó e não gasta. E não é pouco dinheiro, como exemplo da Festa do Senhor do Bonfim, com mais de R$ 50 mil líquidos. Lembrando que a Festa tem como comando a Paróquia da qual faz parte a mesma igreja Matriz. Outra omissão por parte do Governo Federal, por parte do IPHAN, por ser este um bem tombado a nível nacional; além do Governo do Estado, por meio do policiamento; e da Prefeitura, pelo apoio que pode dar em segurança. O último caso aconteceu no dia 3 de dezembro, quando houve o arrombamento da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Na ocasião, beberam o vinho do padre e comeram as hóstias. Além disso, arrombaram as portas, usaram drogas no interior da Igreja e praticaram atos de vandalismo. O saldo foi o roubo de dois microfones sem fio, dois com fio e o turíbulo, que gera a fumaça para incensar.
* Texto extraído do site Icó é Notícia e escrito pelo jornalista Yuri Guedes.