quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cid defende candidatura de Ciro ao Palácio do Planalto


O governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (PSB), foi capa da revista “Fale”, que está nas bancas. Em entrevista, o político admitiu ser um viciado em trabalho, sempre monitorando as obras que estão sendo desenvolvidas, em tempo real.
Ele ainda fez um balanço da sua gestão, falou sobre suas principais inaugurações para este ano e revelou alguns desejos. Um deles é que o seu partido tenha um candidato próprio à presidência da República, no caso o seu irmão deputado federal Ciro Ferreira Gomes (PSB-CE). O crescimento do PIB do Estado em 2009 foi mencionado por Cid, que lembrou ainda que a única forma de se elevar a participação percentual do Ceará na composição do PIB nacional é crescer mais do que ele, algo que segundo o administrador já vem acontecendo.

A marca de mais um Gomes

Não se pode negar que a marca do governador no Ceará já vem sendo impressa em obras como o Cinturão Digital, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e o mega Centro de Eventos. Para ele, o primeiro projeto mencionado faz do Estado o de maior banda larga do País. Ele prometeu que daqui a três meses o Cinturão estará pronto.
“Só a siderúrgica impacta em 48% na indústria, no PIB inicial. No PIB total do Ceará, cerca de 12%. Será a segunda maior do Brasil. Também será a primeira do Norte-Nordeste. Da Bahia ao Acre, não existe nenhuma siderúrgica”, disse. Cid ainda falou que contrataram a Universidade Federal do Ceará (UFC) para fazer os estudos de impacto ambiental. “O que o presidente Lula tem dito sempre é que deseja até o primeiro trimestre desse ano iniciar as obras”, garantiu. Sobre o Centro de Eventos, Cid afirmou que será o segundo maior do País mas é o mais moderno. “Meu desejo é inaugurá-lo até agosto-setembro de 2010. Mas obra sempre tem um problema, uma surpresinha”, pontuou. Outra construção que faz parte de uma estratégia de marketing que insere o Estado na rota internacional de turismo é o Acquário, que será feito na Praia de Iracema. “Ele coloca Fortaleza como referência com o melhor equipamento de aquário de todo o Hemisfério Sul da Terra”, avaliou. Porém, esta foi a única obra que Cid crê não ficar pronta este ano, por envolver empresas e financiamento externo.

Saúde e segurança

O Hospital de Sobral, na região Norte, que está com orçamento base de R$ 130 milhões, financiamento do Banco Interamericano, e no mesmo molde o Hospital do Cariri, estão em obras, segundo o governador, 22 horas por dia. Ainda na área da saúde o administrador ressaltou a entrega em maio ou junho de 2010, de 21 policlínicas e 16 centros de especialidades odontológicas.
Na área da segurança, serão lançadas 50 novas delegacias no interior, sendo 40 dessas novas edificações. A construção de cadeias, dentre elas duas de privação provisória de liberdade, com 950 vagas cada, também é uma promessa. Outra meta para este ano é que todos os cearenses tenham energia em suas casas. Já em matéria de água, para Cid em mais uns dois anos isso será possível.
Sobre as estradas, segundo o governador, em toda a história foram construídas no Ceará seis mil quilômetros. “Vamos fazer 2,5 mil quilômetros, 40% de tudo o que foi feito, incluindo novas e restauras”, lembrou.

Eleições no âmbito estadual e nacional
Mesmo o governador evitando falar sobre a sucessão estadual no Ceará, pois segundo ele a época ideal para se tratar disso é abril-maio, garantiu que não pode pensar em reeleição se não tiver a absoluta convicção de que o governo tem a aprovação da população. “Tenho que me dedicar em tempo integral à administração, porque é isso que vai fazer com que o governo seja bem ou mal avaliado. Não falta quem queira intrigar, então tenho que ter muita cautela, muita prudência, deixar a política para a hora certa”, enfatizou. Cid ainda mencionou na entrevista o considerável apoio de 40, 43 deputados no Legislativo estadual. Ele ainda vangloriou-se de o Ceará ser o único estado do Brasil onde o governador é irmão de um presidenciável, o que o põe em uma situação especial para a disputa majoritária nacional. No âmbito nacional, Cid acredita que quando em simulações de pesquisa tiram seu irmão, a maior parte dos eleitores migra para Serra. “O que está por trás da candidatura do peessedebista é uma visão do antigo Brasil”, afirmou. Em relação a Dilma, Cid mencionou sobre a transferência dos votos de Lula. “Porém, penso que isso tem um limite. Acho Dilma uma extraordinária pessoa, mas enfim, muita gente não tem empatia por ela. Creio que há espaço para outra candidatura. Vamos pensar isso mais para frente. Nós achamos que o presidente Lula tem representado para o Brasil um avanço fundamental”, finalizou.