terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Missa de um ano de falecimento do ex-prefeito Juraci Magalhães

A presença da AMC organizando o trânsito na avenida Desembargador Moreira já anunciava a movimentação pela missa de um ano da morte do ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Vieira de Magalhães, que foi realizada ontem, às 20h30min, na Igreja de São Vicente, na Aldeota. Juraci, que esteve por três mandatos à frente da Prefeitura, morreu no dia 21 de janeiro do ano passado, por disfunções múltiplas de órgãos, causadas por um câncer de pulmão, do qual lutava contra há 11 anos. As irmãs Maria do Carmo Magalhães e Lurdes Magalhães foram as únicas da família que se pronunciaram e lamentaram a partida do Juraci. “Temos que aceitar a vontade de Deus”, disse a última.
“Sua família continua linda, unida, dando força para a mamãe que chora todos os dias a sua ausência, mas estamos juntos do jeito que o senhor sempre quis. Com lágrima nos olhos resumo que este ano foi sem gosto, sem ânimo, sem cheiro, sem cor, mas seguramos na mão de Deus e unidos fomos. Neste momento, só nos restam palavras que falem do nosso amor que nunca acabará, pois o senhor não sai do nosso pensamento porque estará eternamente no nosso coração”, dizeres escritos por sua filha, Nadja Magalhães, no livreto distribuído aos parentes.
LAMENTO
O assessor político e amigo de 40 anos, João Melo, falou que Juraci Magalhães foi o maior prefeito que a cidade já teve. Destacou obras estruturais, como a abertura de novas avenidas para abrigar o volume crescente de carros, o fim da lama na porta dos cidadãos, trabalhos na saúde e na construção da rede escolar. “Ele deixou nossa cidade bem equipada e fez uma Fortaleza nova”, disse. João Melo lamentou que a cidade ainda não tenha realizado nenhuma homenagem ao político com seu nome em uma praça, rua ou mesmo um busto.
O deputado federal Mauro Benevides (PMDB/CE) estava presente na cerimônia religiosa e ressentiu a ausência do líder político. “Fortaleza era uma cidade que ele se identificava muito”, disse. O também ex-prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia (PMDB), em sua fala ressaltou a afinidade que tinha com Juraci e obras que este desenvolveu no campo social e de infraestrutura. “Fortaleza perdeu muito com a sua morte”, lamentou.
FEITOS
Foi de Juraci a ideia do Projeto Bidfor, que não conseguiu executar, mas que ficou para sua sucessora, Luizianne Lins (PT), ganhando o nome de Transfor.
Juraci também reformou a Praça do Ferreira, ampliou o Instituto Doutor José Frota (IJF), implantou centros integrados de educação e saúde e abriu várias ruas e avenidas, entre essas a Via Expressa, e ainda deixou os mercados São Sebastião e Central reformados.