quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Eunício Oliveira reafirma candidatura ao Senado

O deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE) reafirmou na quarta-feira, 27, que vai disputar o Senado nas eleições de 2010. O pemedebista disse que já conta com o apoio do governador Cid Gomes e que não existe disputa com o ministro José Pimentel (Previdência), que também pretende se candidatar como senador. Nas eleições deste ano, serão dois votos para senador. Eunício afirmou que Cid já declarou apoio à sua candidatura e que caberá a ele decidir com qual outro candidato comporá chapa. O deputado disse não temer a disputa com outros nomes e citou a possibilidade do deputado José Guimarães (PT-CE) também concorrer ao Senado.
“Se nas duas últimas eleições, em que eu disputava com centenas de candidatos, fui o deputado mais votado, porque eu vou temer agora que são duas vagas, disputada por três candidatos”, respondeu Eunício ao ser perguntado sobre a entrada do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) na disputa pelas vagas do Senado.
EXECUTIVA NACIONAL
Eunício é cotado dentro do PMDB como um bom nome para ocupar a vice-presidência do partido. No dia 6 de fevereiro, haverá convenção para escolha do Diretório Nacional do partido, que elegerá a Executiva Nacional, em até 5 dias depois da convenção. A provável chapa vencedora será a que pretende levar o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), à presidência do PMDB, da qual hoje está licenciado. A disputa pelo cargo de vice-presidente é importante, pois, se Temer sair como candidato a vice da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), ele terá que se licenciar e dar lugar ao seu vice no comando do partido. Eunício afirmou hoje, porém, que não está na disputa e não reivindica cargo no partido. “Se alguém lembra o meu nome, eu fico honrado”, disse. Temer disse também que a vice-presidência do PMDB deve ficar com algum senador. O nome mais cotado para o cargo é do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
Como o Ceará é o quarto colégio eleitoral dentro da formação do Diretório Nacional especula-se que o recuo de Eunício em pleitear o posto de primeiro vice presidente do PMDB deve-se a um acordo com o grupo de senadores que irá apoiá-lo em suas pretensões dentro dos acordos para uma eleição majoritária.