quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Bom Dia Ceará entrevistou ontem o presidente da APIMEC Nordeste, Raimundo Porto Filho.


Como é normal no ano novo, todo mundo começa cheio de planos: fazer uma viagem, comprar um carro, uma casa.
Se as pessoas aprendessem a se organizar para fazer uma economia, não seria tão difícil assim. E um dos caminhos é saber onde e quando investir. A bolsa de valores é uma das opções.
Andressa estudou jornalismo, mas por enquanto deixou de lado o diploma por uma atividade bem diferente. Com 24 anos, ela passa quase o dia inteiro monitorando o sobe e desce das ações na bolsa de valores.
Nos sites especializados e jornais aprende cada vez mais sobre finanças. E há muito tempo perdeu o medo de investir em ações. E comemora depois de um ano considerado de ouro para os investidores da bolsa.
Andressa faz parte de um grupo pequeno, mas que não pára de ganhar espaço na economia do país. Em todo o Brasil, meio milhão de pessoas investem em ações (552.750). O Ceará está em 11º lugar em número de investidores, cerca de 5 mil cotistas.

Valorização recorde da Bovespa
Um grupo festeja a valorização recorde da Bovespa este ano: 82%. Superior até a bolsa de Xangai, na China, que fechou o ano com 79,18% de valorização.
Por enquanto, o perfil dos investidores no país é formado por maioria de homens de 36 a 55 anos. Em uma corretora de valores, analistas cuidam das aplicações de metade dos investidores cearenses. Além de monitorar os investimentos, trabalham para incentivar a cultura da bolsa de valores.

Clubes são boas opções para quem quer começar
A orientação para quem quer começar a investir na bolsa é entrar num clube. Um grupo de investidores que juntos compram e vendem ações, dividem lucros e diluem despesas. É possível começar a investir na bolsa com 300 reais.
Através de um clube, apostar em ações de primeira linha deixa de ser coisa de especialista.
Para falar sobre o assunto, o Bom Dia Ceará recebeu o analista Raimundo Porto Filho, presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, Apimec Nordeste. Confira a entrevista no link abaixo:




Este jornalista, autor deste blog, foi quem agendou a entrevista com a produção do Bom Dia Ceará, na qualidade de assessor de Imprensa da entidade, que em novembro do ano passado completou 26 anos de existência. O jornalista Alberto Perdigão entrou em contato conosco e automaticamente agendamos com o nosso presidente, Raimundo Porto Filho.