segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Tiradas do Baú"

Icó já foi referência quando o assunto é festa tradicional.

Por aqui já foi realizada a Festa do Hawai, o tradicional Reveillon no dia 01 de janeiro (não este que aí está), carnaval, Semic (Semana do Município de Icó), Festa das Flores, Semana Cultural LEOística, etc e tal.

O carnaval de Icó era um dos mais animados da região Centro Sul. Hoje perdemos espaço para cidades como Orós, Várzea Alegre e Acopiara, sem contar no grande carnaval realizado em Cajazeiras, na Paraíba.

De muito tempo para cá, os icoenses preferem curtir a folia momina nas praias ou se deslocam para sítios, fazendas ou chácaras. Na cidade mesmo, não temos mais esta tradicional festa brasileira, que para o Brasil em pontos estratégicos, como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Basta curtir a festança nas diversas praias cearenses, é uma alegria só.

Mas, a nova administração icoense, através da Secretaria de Cultura e Turismo, bem como da Secretaria do Trabalho e Ação Social, está imbuída em oferecer ao cidadão icoense uma tarde/noite de pré-carnaval, realizando um belíssimo desfile pelas ruas seculares de Icó, com encerramento no Largo do Theberge, cartão postal do município, inclusive com direito a Banda Municipal de Música e com a participação de escolas, grupos, entidades e poder público. Duas reuniões neste sentido já foram realizadas na semana passada (com o grupo organizador e outra com o grupão geral).

É um alento para no próximo ano se pensar em realizar um maior pré-carnaval ou quem sabe até um baita de um carnaval, resgatando, assim, uma tradição que foi embora da terra dos Icós e nunca mais voltou.

Potencial, nós temos de sobra! Temos a maior praça da América Latina. Uma Rua Grande que mais parece o Pelourinho de Salvador. Temos o balneário de Lima Campos. Temos gente animada e uma juventude aguerrida. Basta nos organizarmos mais e partir rumo ao resgate de nossas antigas festas, que muito fez história em nosso município. Os mais antigos lembram com precisão sobre tudo isso que estamos falando aqui.

Recordar é viver! Que 2013 traga uma festividade simples, mas com bastante empolgação. E que, em 2014, com tudo organizado administrativamente no seio da gestão municipal, possamos resgatar esta festa, que com certeza gera emprego e renda, oferecendo alegria aos cidadãos icoenses. Carnaval é turismo, é a festa mais popular do Brasil. A ideia é esta e é por aí o caminho!

Maiores informações em breve!