quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Entrevista | Sabum Nim Francisco Carvalho | dono de academia em Icó | Parte II


Abaixo, o leitor terá acesso a segunda parte da entrevista do Sabum Nim Francisco Carvalho, que atualmente reside e trabalha no município de Icó. Com um currículo de dar inveja a qualquer profissional de sua área, o atleta e professor é premiadíssimo em nível nacional. É casado com a advogada icoense Mohanna Peixoto e pai de três filhos. Nas perguntas a seguir ele conta um pouco sobre a sua trajetória profissional e de vida, inclusive aconselhando os jovens a praticarem exercícios físicos ou alguma modalidade esportiva. É, sem sombra de dúvidas, um "ping-pong" (perguntas e respostas) educativo e bastante esclarecedor no que tange ao esporte chamado Taekwon-do. Aqui, mais uma vez, agradeço a atenção dispensada a nós pelo mestre Francisco Carvalho, ao mesmo tempo, colocamos este espaço de comunicação online a disposição para outras eventuais divulgações. Enfim, descortine a entrevista abaixo e boa leitura!

Blog - Fale-nos sobre seu trabalho desenvolvido em Fortaleza e de seu novo projeto com o Taekwon-do na cidade de Icó?

Sabum Nim Francisco Carvalho - Dei início aos trabalhos com o Taekwon-do ITF no Ceará em 1998, após visita do Mestre Raul Sanchez em Fortaleza. Na ocasião, em reunião com taekwondistas cearenses, o Sr. Raul indicou a mim a representação do Taekwon-do ITF no Ceará. A partir de então comecei a organizar e desenvolver vários eventos no intuito de promover o Taekwon-do e dar suporte técnico a todos os alunos. No final deste mesmo ano organizei a 2ª Copa Nordeste de Taekwon-do ITF. Em 2000, buscando uma maior representatividade nos campeonatos, bem como apoio por parte de empresários locais mudei o nome do “Torneio Inter Academias” que acontecia a cada dois anos para “Copa Fortaleza”, realizando assim no mesmo ano a sua 1ª edição. Atualmente, além de cursos técnicos anuais também existem dois Campeonatos locais por ano, dentre esses: a Copa Fortaleza e o Cearense de Taekwon-do ITF, os quais já se encontram em sua 7ª edição. Em 2001, juntamente com o Sr. Daniel Martins, fundamos o Centro Cearense de Taekwon-do Tradicional ITF (Cettece). E sob a supervisão da Federação Brasileira de Taekwon-do ITF em 2009 trouxemos para o Ceará a 7ª Edição do Campeonato Brasileiro de Taekwon-do ITF. Com a repercussão deste evento e por indicação dos atletas, em 2012, organizamos o IX Internacional da Amizade Open. Hoje, após doze anos, posso dizer que nosso empenho em promover um Taekwon-do melhor para todos os cearenses tem sido alcançado. Inclusive, alguns de nossos atletas se encontram em primeiro lugar no ranking da Federação Brasileira de Taekwon-do ITF para representar o País no próximo Campeonato Mundial na Espanha em 2013. Esse crescimento é sem dúvida resultado de uma boa base desenvolvida no passado, bem como, a dedicação, trabalho e esforços de mestres, professores e alunos que se dispuseram a colaborar para esse crescimento. Nosso projeto com o Taekwon-do em Icó-Ce é audacioso, pois nossa meta é poder implantar essa brilhante arte em toda região do Cariri-Ce e assim aumentar essa grande família que é o Taekwon-do ITF.

Sabum Nim Francisco Carvalho, o entrevistado


Blog - Hoje no Icó tem algum atleta específico sendo preparado para campeonatos? E como é feita essa preparação?

Sabum Nim Francisco Carvalho - Iniciamos os trabalhos com o Taekwon-do aqui no Icó-Ce, há pouco menos de um ano. Na verdade todos os alunos estão sendo preparados para futuras competições. Essa preparação é feita dia a dia na academia baseada nas duas modalidades que existem nas competições: Forma e Luta. Esse ano de 2013, iremos organizar diversos eventos para qualificar e dar suporte técnico a todos os nossos alunos aqui do Icó-Ce. Logo veremos surgir nesta cidade uma safra de campeões de Taekwon-do ITF. Costumo sempre dizer quer os primeiros alunos a se filiarem conosco nessa região serão reconhecidos como os pioneiros da arte na cidade. Hoje somos um pequeno grupo, mas amanhã formaremos uma grande família nesta região. 

Blog - Quem é seu ídolo no Taekwon-do? O que ele representa para você?

Sabum Nim Francisco Carvalho - Meu filho de nove anos de idade representado por meus alunos. Ele começou a praticar Taekwon-do com três anos de idade na antiga academia Francistae em Fortaleza. Ele representa a razão de minha motivação como artista marcial. Ele me inspira com sua empolgação e vontade de praticar Taekwon-do.



Blog - Sabum Nim Francisco Carvalho por Sabum Nim Francisco Carvalho.

Sabum Nim Francisco Carvalho - Francisco Carvalho é um sujeito manso, pacífico e tranquilo. Não mexe com ninguém, mas quando é preciso é suave com o fraco, e em circunstâncias extremas, é firme com o forte. Gratidão, humildade e respeito são qualidades que mais admira nas pessoas. É um pai amoroso que ama seus filhos, Camila, Tamires e Francisco Carvalho Filho. Um marido apaixonado, alucinado por sua esposa, Mohanna Peixoto. E por fim um professor dedicado e sincero admirador de seus alunos que lhe são mais leais. Esse é Francisco Carvalho.


Blog - Que mensagem você deixa para os jovens que desejam buscar o Esporte como prática de exercícios físicos.

Sabum Nim Francisco Carvalho - Ultimamente nossos jovens andam muito distraídos e restritos a valores tecnológicos, televisão e videogames e a várias outras coisas que acabam não fazendo bem a sua saúde física mental. A maioria não gosta de praticar nenhum tipo de atividade física. Nós sabemos que a atividade física é de extrema importância e os pais devem incentivar seus filhos desde pequenos matriculando-os em algum tipo de atividade física ou esporte de seu interesse. Muitos pais acabam obrigando os filhos a praticarem algum tipo de atividade física, mas isso pode causar traumas, afastando o adolescente, por isso, deve-se sempre respeitar os limites, as aptidões e a decisão dos jovens. Pois, praticar exercício físico sempre é importante em qualquer faixa etária, mas na adolescência a atividade física pode ajudar a moldar o corpo e também a personalidade da pessoa. O ideal é que possam escolher quanto mais breve possível um esporte que lhe seja agradável. E que sejam cuidadosos ao escolher o local para a prática, pois para quem pretende iniciar-se em alguns exercícios ou esporte fica difícil reconhecer ou diferenciar uma boa academia de outra sem qualquer quesito necessário para ministrar aulas.

Blog - Conte-nos um pouco de sua experiência como professor e que você espera daqueles que já formou faixa preta?

Sabum Nim Francisco Carvalho - Nessa minha trajetória de mais de uma década ensinando e educando através do Taekwon-do a muitos jovens, crianças, adolescentes, sobretudo adultos formados nas mais variadas profissões, pude aprender muito e ganhar muita experiência com cada um que passou pelas inúmeras academias, centros e escolas que já ministrei aulas de Taekwon-do. Em relação a isso é que ao longo desses anos, tenho me esforçado em ensinar os conhecimentos que adquiri de valor ético moral a todos de maneira que usem em sua vida cotidiana. E para aqueles que com perseverança e determinação já chegaram a um excelente nível técnico, desejo que venham agora ensinar a seus alunos tudo o quanto tenho transmitido de bom sobre essa arte.


Blog - Sobre a sua academia, quem pode praticar? O que precisa para se matricular? Tem alguma idade mínima?

Sabum Nim Francisco Carvalho - Qualquer pessoa independente de sua idade ou sexo pode iniciar-se na prática do Taekwon-do. A prática do Taekwon-do é ideal para crianças a partir de cinco anos mas se adapta a cada pessoa, tendo em conta a sua idade, maturidade, condição física e outros fatores que influenciam na aquisição da aprendizagem. Os documentos necessários para se matricular são: duas foto 3x4, carteira de identidade (RG e CPF)  ou  certidão  de nascimento. Se, for menor, ainda é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. As inscrições são feitas diretamente na sede da Academia CETTI, na Av. Ilídio Sampaio, nº 1855, Centro, nesta cidade de Icó-Ce.


Em pé, o segundo da esquerda para a direita: Luiz Landim, meu amigo, estudante, cantor e gente da melhor qualidade. Dono de uma humildade formidável

Aula praticada nas dependências da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil

Blog - Suas considerações finais.

Sabum Nim Francisco Carvalho - O Taekwon-do nos ensina a buscar a compreensão de muitos aspectos da vida. Também nos ensina a importância da responsabilidade e da honestidade como um meio para alcançar harmonia com a sociedade.  Um verdadeiro aluno de Taekwon-do é aquele que sabe como se comportar em qualquer lugar e há qualquer momento. Respeito, humildade e um alto senso de moralidade são também importantes ensinamentos que todos aqueles que praticam Taekwon-do devem aprender.  Reitero meus agradecimentos ao apoio e oportunidade de poder falar um pouco a respeito dessa brilhante arte que é o Taekwon-do, sobretudo, de minha vida. Agradecer minha amada e querida esposa por tudo que tem feito não só por mim, mas também pelo Taekwon-do na cidade de Icó-Ce. Aos meus alunos de Icó-Ce, juntamente com seus familiares, pela dedicação e incentivo dado a mim. Aos meus alunos de Fortaleza pela lealdade e confiança. Aos meus colegas e companheiros de treinos os quais lembrei nessa entrevista, em especial o Sr. Daniel Martins. Ao meu estimado Mestre Raul Sanchez, por tudo que tem me ensinando nesses vinte anos praticando Taekwon-do. E finalmente, a todos aqueles que sempre têm nos apoiado em nossos eventos com seus patrocínios e divulgações.