quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Nunca tiveram visão de futuro!

Governaram o município de Icó em duas oportunidades. E, durante outros mandatos, ainda puderam agregar o bem hospitalar como se fosse casado, amasiado e namorado.
 
O médico Quilon Peixoto Farias (PSD) foi prefeito de Icó duas vezes. Ajudou a eleger o seu colega médico Cardoso Mota (PSB) para o mesmo posto em 2004. E ainda teve o privilégio de ver o seu filho, Charles Peixoto (PSD), galgar o cargo de vice-prefeito durante toda a gestão anterior.
 
O ótimo médico teve grandes oportunidades para crescer o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes em todos os sentidos, tanto em infraestrutura, como em contratação de grandes profissionais de saúde. Mas, pelo contrário, a unidade hospitalar, ao longo dos últimos anos, já vinha em decadência absoluta, até mesmo durante as gestões que sempre os seus diretores estiveram na linha de frente.
 
Mas, também, é bom que se diga que, antes da famigerada união celebrada em 2008, os seus agora aliados de primeira hora queriam a força enterrar, destruir e fechar o então único hospital do município icoense por questões meramente políticas. Disso todo mundo está cansado de lembrar.
 
Ou você, caríssimo leitor, que todo santo dia nos dar a alegria de ter em nossas visualizações de página cerca de 1000 a 1200 pessoas por dia, não se lembra dos apelidos patéticos como "Catatumba Branca?".
 
O fechamento do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, à época,  só não ocorreu por manifestações da sociedade civil organizada e por parte do discurso forte, pronunciado durante um ato, pelo médico José Gerardo Vale Matos, que foi profissional dessa unidade de saúde e hoje atua nos quadros do Hospital Regional de Icó, na qualidade de diretor clínico.
 
Feito este registro enaltecemos que a decadência do hospital em questão não vem de hoje. Vem de muito longe. Basta observar a estrutura física atualmente, funcionando precariamente, sendo prejudicial para o conjunto da população que lá é atendida.
 
Um de seus diretores passou quatro anos na qualidade de vice-prefeito e nada fez para a Prefeitura Municipal de Icó reformar ou restaurar a sua forma física, já que lá tinha recursos oriundos do Sistema Único de Saúde - SUS. Terminou a gestão, o hospital ficou este tempo todo a ver navios, inclusive com pagamentos atrasados de novembro e dezembro de 2012.
 
Agora, a direção comunica que fechará as portas do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes nesta quinta-feira (24). O município já está ciente desse fato e tudo irá fazer para resolver este problema, mas no momento certo, oportuno e dentro da Lei, haja vista que temos um hospital genuinamente público, onde deve ir todos os recursos federais, estaduais e que são públicos, como o SUS. A Secretaria de Saúde de Icó, na pessoa de sua secretária Dra. Lúcia Barreto, precisa encontrar uma forma legal para viabilizar estes pagamentos, dentro da Lei, para que não tenhamos contratempos futuros, até porque ainda não foi repassada a prestação de contas para o novo governo municipal. Não é só repassar o dinheiro, existe todo um trâmite legal e burocrático para que isso ocorra.
 
Vale mencionar que a nova administração de Icó nada tem haver com o fechamento desta unidade de saúde, que já vinha respirando sob aparelhos há muito tempo, sem ter sequer condições de funcionamento. Só não vê quem não quer enxergar. É visível a olho nu. Este problema só acontece devido a irresponsabilidade da gestão anterior que não saldou a dívida referente aos dois últimos meses, acarretando este imbróglio todo.
 
O hospital é tão antigo na sua forma de administrar, que entra ano, sai ano e tudo continua como está, inclusive alguns médicos, que permanecem parados no tempo e nada fazem para se especializar e se reciclar. Um dia chegaria a este ponto.
 
Nesse caso, caro leitor! Enquanto o problema não é solucionado, precisando de atendimento hospitalar procure o Hospital Regional. Lá, você com certeza será bem atendido pela equipe da Dra. Geânia Landim. A cada dia que passa o HRI está voltando a ser uma unidade de saúde e não onde por diversas vezes foram encontrados animais pastando naqueles anos de paralisação de sua obra, durante o segundo mandato do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, dono do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, quando o mesmo não queria nem de longe escutar o nome "Hospital Regional de Icó".