sábado, 19 de janeiro de 2013

Entrevista | Sabum Nim Francisco Carvalho | dono de academia em Icó | Parte I

A entrevista está dividida em duas partes. O protagonista principal dessa história se chama Francisco Carvalho. Ele iniciou a sua carreira no Taekwon-do em 1992, na cidade de Fortaleza, sob a orientação direta do Sahyum Nim Raul Hector Sánchez, atual presidente da FBT - Federação Brasileira de Taekwon-do. Em 1996, ele começa a ministrar aulas como assistente do Centro de Taekwon-do ITF. Dono de um vasto e invejável currículo, o Sabum Nim Francisco Carvalho detém ainda vários prêmios e participações em eventos da categoria. É graduado em Faixa Preta 1º Dan, 2º Dan, 3º Dan e 4º Dan em Taekwon-do. Organizou a II Copa Nordeste de Taikwon-do ITF realizada na Capital cearense em 1998. Trabalhou como árbitro em diversos campeonatos e ainda é membro fundador do Centro de Taekwon-do Tradicional do Estado do Ceará (Cettece). Atualmente, é o diretor-presidente do Centro de Taekwon-do Tradicional Icoense (Cetti), localizado na cidade de Icó, onde mora e reside. É casado com a advogada icoense Mohanna Peixoto - que por sinal é prima desse blogueiro - tem três filhos (Camila, Tamires e Francisco Carvalho Filho) e uma academia bem estruturada na terra dos Icós. Abaixo, nesta entrevista ping-pong (perguntas e respostas), o leitor saberá mais sobre o trabalho do Sabum Nim Francisco Carvalho, bem como um pouco da sua trajetória de vida. Aqui agradeço a atenção, mesmo sabendo que o mestre é bastante ocupado. O contato foi feito através de um de seus alunos, meu amigo, estudante e cantor, Luiz Landim, pessoa que tenho uma enorme admiração e apreço. Próxima semana traremos a segunda parte dessa brilhante história. Até lá!
 
 
Blog - Quando você começou a se interessar por artes marciais?

Sabum Nim Francisco Carvalho - Primeiramente gostaria de agradecer por essa oportunidade de poder falar um pouco da minha trajetória nesta arte. Comecei a me interessar pelas artes marciais por influência de filmes de luta. Assim, em meados de 1990, pratiquei inicialmente o Caratê. Na época, o filme: “O Grande Dragão Branco”, estrelado pelo ator Jean-Claude Van Damme, foi o que mais ganhou destaque, pois ficava fascinado com os incríveis chutes e a elasticidade com que Van Damme efetuava os movimentos.
 
Blog - Quando você começou a praticar Taekwon-do?
 
Sabum Nim Francisco Carvalho - Oficialmente, em 23 de março de 1992. Na época, com o Sr. Fernando da Silva Gomes – auxiliar de instrutor, cujo seu mentor é meu atual mestre, Raul Hector Sánchez - 8° Dan.
 
 
 
Blog - Como você conheceu o Taekwon-do? Conte-nos um pouco sobre essa sua historia.
 
Sabum Nim francisco Carvalho - Na década de 90, a arte do TAEKWON-DO não era muito conhecida. Eu morava em Fortaleza e tinha muita vontade de praticar uma arte marcial. Um dia conversando com um amigo, descobri que o mesmo havia praticado caratê. Então, comecei há estar mais tempo em sua casa na tentativa de que ele me ensinasse. O quintal era aterrado de barro duro e rodeado por pés de canas e bananeira, foi assim que começamos a treinar. Nosso saco de pancadas era as bananeiras de meu pai (rsrs), que sempre nos repreendia por derrubá-las. Algumas vezes, outros colegas apareciam e treinávamos todos juntos. Certo dia em um desses treinos, fiquei admirado com a flexibilidade e a forma de lutar de um deles que apareceu. Ele se movimentava bastante e tinha chutes precisos e altos. Eu nunca tinha visto aquilo antes. Foi dessa forma que conheci o Taekwon-do. Semanas depois passamos a treinar na casa desse colega. Uma cerca de arames farpado cercava sua casa, no quintal havia muita areia e um pé de mangueira. Um improviso foi feito com uma garrafa de coca cola que foi posta amarrada com um barbante na árvore para chutarmos, com uma altura de aproximadamente dois metros e quarenta. Fiquei espantado quando esse meu colega acertou o objeto. Sai de lá prometendo a mim mesmo que só voltaria lá quando estivesse chutando daquela forma, capaz de encostar-se a aquela garrafa. Depois de três meses voltei e cumpri minha promessa. Pensando em ir um pouco mais longe passei a visitar inúmeras academias com o objetivo de se matricular.
 
 
Blog - Como foi sua trajetória no período de faixa branca a graduação de faixa preta?
 
Sabum Nim Francisco Carvalho - No primeiro dia na academia fiquei receoso de não ser bem recebido pelos outros alunos, o que na verdade de pronto percebi que ao contrário do que pensava pude conquistar grandes amizades ali. Em toda minha trajetória, sempre fui um aluno muito dedicado. Assim, em pouco tempo fiz meu primeiro exame de faixa. Já em 1994, como faixa verde, fazíamos uma média de 30 a 60 exibições ao ano. E em 1995 (faixa azul), recebi de meu professor uma medalha de honra ao mérito por ter sido um dos alunos que mais se destacou em exibições naquele ano e participei do meu primeiro campeonato a nível nacional na cidade de Aracaju-SE. Em 1996, o que posso dizer é que foi um ano muito marcante, pois iniciei como professor ainda sendo faixa vermelha. E em 1997 cheguei à graduação de faixa preta - 1º DAN, ganhando mais experiência e participando de mais competições.

Blog - Fale-nos sobre a sua experiência em competições.
 
Sabum Nim Francisco Carvalho - Naquele tempo as coisas eram mais difíceis, não havia tantas competições como hoje. Ênfase maior era dada ao aspecto marcial propriamente dito, até mesmo por acreditarmos ser o mais importante a ser observado. Em virtude disso é que minhas principais competições só aconteceram depois que cheguei à Faixa Preta. São elas: 5 locais, 3 regionais, 5 nacionais e 4 internacionais, totalizando um total de 14 medalhas (5 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze). Em novembro de 2005, na ocasião do 1° Jogos Sul - Americano de Taekwon-do ITF realizado em Cabo Frio-RJ me consagrei Campeão na categoria de Técnicas Especiais Livres.
 
 
 
Blog - Qual sua opinião sobre o MMA, modalidade esportiva que está crescendo no Brasil?
 
Sabum Nim Francisco Carvalho - O MMA (Artes Marciais Mistas) a meu ver é um método de treinamento para se adequar a uma realidade de competição, que serve para “testar” lutadores de variadas artes. Não tem uma filosofia definida, senão um código ético de respeito às suas regras. Não considero como arte marcial, embora alguns atuais campeões lutadores ostente graduação de faixa preta em Artes Marciais Tradicionais. Mas gostaria de enfatizar que não sou contra esse ou aquele método de treinamento que misture varias formas de lutar, ou até mesmo de profissionais da área marcial que estejam envolvidos nesses movimentos, muito menos de atletas que gostem dessa prática, minha preocupação não é com esses que ai estão, pois, estes em meu entender já obtiveram uma base marcial bem estruturada por serem a maioria graduados em artes marciais tradicionais. Mas, com aqueles que passarão a construir sua base de conduta em centros de treinamentos específicos, trocando assim ensinamentos filosóficos, disciplinares, propagados por artes marciais tradicionais. Vejo o crescimento desses segmentos como uma mudança de conceito da atual geração de praticantes das diversas modalidades tradicionais. Acredito que o sistema filosófico de uma arte marcial define os valores espirituais e morais de seus praticantes, bem como determina a maneira como a arte é praticada. E as aproximações esportivas de lutas comerciais do treinamento marcial estão abandonando porções significativas elaborando conhecimento das artes de luta originais. As artes marciais foram desenvolvidas através de testes empíricos no campo de batalha ou em cenário de luta sem regras (realmente sem regras), hoje impossível de replicar. A experiência acumulada naqueles tempos é de importância inestimável. A perda desse conhecimento pode ser desastrosa para o futuro das artes marciais como arte de lutar. É importante ressaltar que minha base marcial tem sido do Taekwon-do Tradicional ITF, arte marcial relativamente moderna, mas de conceitos bem tradicionais da Coréia. Esta não se despendeu de seus alicerces filosóficos éticos morais. O Fundador General Choi Hong Hi foi um mestre muito conservador e valorizador das essências marciais. Tive várias lições de caratê moral por parte de meu mestre que teve o privilégio do contato diretamente com esse lendário Grão Mestre. Portanto posso dizer e com orgulho que herdei deles esses pensamentos.
 
Com sua esposa Mohanna Peixoto
 
 
Blog - Como surgiu a ideia de se colocar uma Academia?
 
Sabum Nim Francisco Carvalho - Eu e minha esposa Mohanna Peixoto, planejamos essa ideia antes mesmo de eu vir morar aqui no Icó-Ce. Na verdade, eu sempre tive vontade de um dia ter oportunidade de introduzir esta arte em outra cidade, meu pensamento não era exatamente essa região até mesmo porque não conhecia Icó-Ce. O fato é que, nem eu, nem minha esposa queríamos ficar distante um do outro, até mesmo porque ela também é uma de minhas alunas e adepta do taekwon-do. Então a razão, não só da ideia de se abrir uma academia, bem como da minha vinda definitiva para essa cidade foi de minha esposa.