quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

"Blog Solidário"

 
"Quem mora em Fortaleza reclama do calor, mas não sente os efeitos da estiagem em forma de fome e sede como muitos sertanejos cearenses. Sensibilizados com a situação das famílias que sofrem com a seca, grupos de artistas, empresas, escolas, entidades e associações vêm colaborando com a Campanha Força Solidária, envolvendo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, através do seu Núcleo de Ação Comunitária (Nacom). Esta semana, a iniciativa ganha reforço com adesão do Instituto de Cultura Espírita (ICE), que lançou campanha com o slogan “Água não se nega a um estranho, muito menos a um irmão”.
 
O ICE, sediado na Rua Benjamim Barroso, 795, no bairro Monte Castelo, está coletando água e alimentos não perecíveis para repassar à Defesa Civil. O presidente da entidade, médico e professor Francisco Cajazeiras, diz que a campanha foi pensada para motivar quem pode doar muito e quem só pode fazer uma pequena doação. Ele observa que muita gente deseja ajudar, mas algumas pessoas acabam não colaborando até por um acanhamento de ir ao Corpo de Bombeiros levar apenas um quilo de alimento ou uma garrafa de água. Ele argumenta que, com a possibilidade de entregar a doação, por mínima que seja, a seu grupo religioso, na escola ou numa associação da qual faça parte, a pessoa vai se sentir mais motivada a doar.
 
Em todas as reuniões do Instituto, a campanha é divulgada e está ganhando espaço nas redes sociais. Assim que for coletada uma quantidade razoável, os alimentos e água serão levados à Defesa Civil para encaminhamento ao interior do Estado. “Temos acompanhado esse processo da estiagem em nossa região e em especial em nosso Estado. O sofrimento das famílias no interior é muito grande. Quem vive na capital não faz ideia”, destaca Cajazeiras.
 
Arte e solidariedade
 
No final do ano passado, os grupos Samba de Rosas, Companhia Bate Palmas, Fulô da Aurora, com apoio da produtora Candeeiro Cultural, lançaram a campanha “Solidariedade às famílias do semiárido cearense”, em reforço à da Defesa Civil do Estado. Os grupos realizaram show no Mercado dos Pinhões e a entrada foi um quilo de alimento ou garrafas de água potável, doações já levadas para os Bombeiros.
 
Adriano de Almeida, voluntário da campanha, diz que na ocasião foi feito um pacto com o público para que cada pessoa se tornasse um multiplicador da campanha, motivando outras a levar doações diretamente para o Corpo de Bombeiros. Para este ano, Adriano informa que os grupos estão preparando um novo show beneficente para depois do carnaval. O dia e local serão anunciados em breve.
 
Balanço das doações
 
A Campanha Força Solidária foi lançada no dia 27 de maio de 2012 e permanecerá aberta até o término da Situação de Emergência por estiagem no Ceará. De acordo com informações repassadas pela Tenente Priscila, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros em Fortaleza, até o momento, no geral, foram arrecadadas mais de 75 toneladas de alimentos não perecíveis e mais de 120 mil litros de água. Cerca de trinta e um municípios já foram atendidos com mais de 40 toneladas de alimentos e mais de cinquenta mil litros de água. As doações estão sendo entregues através da Operação Carro-Pipa ou através das Prefeituras dos municípios.
 
Para realizar as doações diretamente à Defesa Civil do Estado, basta contatar o Nacom pelos telefones 85 3101 4582 e 8878 7273 ou realizar a entrega das doações em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
 
Detalhes das doações recebidas e repassadas, bem como o endereço dos quarteis do Corpo de Bombeiros, podem ser acessados no site da Defesa Civil do Estado do CBMCE."
 
Mais informações: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – (fones: 85 3101 4582 e 8878 7273) / Francisco Cajazeiras, Presidente do Instituto de Cultura Espírita do Ceará – (fones: 85 3283 6232 e 3243 7735) / Adriano de Almeida, voluntário da campanha “Solidariedade às famílias do semiárido cearense”- (fone: 85 8884)
 
# Informações extraídas do site da Agência da Boa Notícia, que é presidida pelo jornalista Souto Paulino - www.boanoticia.org.br