domingo, 13 de janeiro de 2013

Padroeiro dos Jornalistas

"Francisco de Sales (foto), nascido no Castelo de Sales, no ano de 1567, foi um sacerdote católico, doutor da Igreja e padroeiro dos escritores e jornalistas. Seus pais tiveram 13 filhos e Francisco decidiu, apesar de toda a educação que seus pais haviam lhe dado, seguir a vida do sacerdócio.
 
Em 1593 foi ordenado sacerdote e se tornou reitor em Genebra, na Suíça. Mais tarde, virou bispo. Sua diocese ficou conhecida pela organização e formação do seu clero e leigos. Fundou várias escolas e em sua região, estabilizou a Igreja. Escreveu vários livros, cartas e pregações, entre eles "Controvérsias e Defesa do Estandarte da Santa Cruz" e "Introdução à vida devota (também conhecida como Filoteia), sua principal publicação. Foi por sua popularidade e o valor dos seus escritos que passou a ser considerado padroeiro dos escritores católicos.
 
Sua vida inteira foi dedicada a viver o amor de Deus, buscando a santidade não só para ele mesmo, mas também para os outros. Ensinou catecismo às crianças e aos adultos. Com Santa Joana de Chantal fundou a Ordem da Visitação. Eram muitos os que queriam ouvir ao bispo. Convites para pregar em todos os locais não faltavam.
 
Faleceu cedo, no ano de 1622, na cidade de Lyon, na França. Milhares de fiéis passaram no convento para se despedir de Francisco de Sales. Queriam tocá-lo, pegar nos tecidos que ele vestia. Naquele momento começava o culto ao Santo Francisco.
 
Franscico foi beatificado logo depois de sua morte e, em 1655, foi canonizado pelo Papa Alexandre VII. Papa Pio IX o declarou Doutor da Igreja e, em 1923, patrono da imprensa católica. Foi adotado o dia 24 de janeiro para sua festa litúrgica."
 
"A quem Deus não basta, nada basta". São Francisco de Sales.
 
# Texto extraído do "Jornal do Evangelizador", do padre Reginaldo Manzotti. Ano VI, nº 64 - janeiro de 2013, página 09 (distribuição gratuita aos associados que contribuem mensalmente).