quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mostrando fatos sobre boatos I

"Prezado orientando,
Primeiramente, parabéns pela conclusão de uma etapa tão importante. Fico feliz por termos chegado até aqui com êxito.

Terminada a monografia, chegou a hora de cuidarmos da defesa, que, na verdade, trata-se de uma apresentação do trabalho feito. Seguem algumas orientações:
01. No dia da defesa, leve uma versão impressa da monografia com você. É importante fazer nela o registro das observações feitas pela banca. Alguns professores até deixam a versão entregue a eles com o aluno, mas é gentil da nossa parte que seja ele a optar por nos entregar ou não.
02. Esteja com roupa alinhada para a ocasião. O ritual de defesa da monografia é um dos mais importantes na vida acadêmica de qualquer estudante. Por isso, gosto de tratá-lo com toda a pompa merecida.
03. Chegue cedo (pelo menos 20 minutos antes) para conferir se a sala agendada continua a mesma (você receberá logo em breve um e-mail tratando disso) e se o data-show está funcionando corretamente.
04. Teste o pendrive e abra o arquivo da apresentação em Power Point para checar se está tudo bem.
05. Como de computador para computador as versões de Office se diferenciam, gere também (se possível) uma versão do arquivo em PDF.
06. Revise a apresentação, para que não passem (em hipótese alguma) erros de português. Eu não terei tempo de ver as apresentações, por isso, confio a você todo o cuidado necessário com ela.
07. Respeite o tempo (nem fale de menos nem demais) de 20 minutos. Por isso, ensaie em casa o tempo dedicado a cada slide para cumprir com os 20 minutos.
08. Fale com tranquilidade e confiança; e partilhe com os professores o processo de realização da pesquisa.
09. Depois dos 20 minutos dados a você, a banca se pronunciará. Deixe os professores falarem, anote tudo o que acreditar ser necessário comentar e esteja preparado para as intervenções. Quando se fizer necessário, eu também intervenho. De modo geral, os professores são extremamente educados e polidos, só tendo a acrescentar nas pesquisas realizadas.
10. Quanto às apresentações de Power Point, sugiro a seguinte estrutura:
- Uma média de 10 slides (sendo o primeiro com a logo da faculdade, o título do trabalho e o seu nome; e o último com os contatos e expressões, como "muito obrigado!").
- Dedique dois slides para o primeiro capítulo e mais dois slides para o segundo capítulo. Em cada um deles, coloque o percurso feito (ou seja, o que queria com os capítulos, quais os principais tópicos) e destaque uma ou outra citação de um ou alguns dos principais autores utilizados na referência bibliográfica. O uso do(s) autor(es) dá peso ao trabalho de vocês e mostra que têm domínio da revisão de literatura necessária para a realização do trabalho.
- Dedique cerca de quatro slides para o terceiro capítulo + conclusão. É aqui que você mostra como a pesquisa foi realizada, apresentando o objeto e a linha metodológica aplicada. Traga tudo em tópicos, para facilitar a compreensão. E caminhe para as principais conclusões.
- Se preferir, dedique um slide extra (ou seja, o 11º) para a colocar a bibliografia (mesmo que somente a mais importante).
Trabalhe com slides organizados com títulos e tópicos. Use a mesma fonte em toda a apresentação. Ilustre com imagens (se o tipo de pesquisa permitir) e revise tudo. Esteja preparado para a condução de um processo tranquilo, mas que exige de nós compromisso.
Estou confiante no resultado que obteremos!
No mais, aproveite este momento! Você merece!
Abraços, bom trabalho e boa sorte!
Paulo"

# Em tempo: O professor Paulo em questão na realidade se chama Paulo Júnior Pinheiro. Ele foi o meu orientador do meu trabalho de conclusão de curso (TCC). É jornalista, onde vem se destacando no Magistério também. É dono da empresa Caramelo Comunicação, que faz Assessoria de Imprensa para várias instituições e empresas. A nota obtida por nós foi 9,0, onde além dele ainda tivemos como examinadoras, as professoras e jornalistas Alyne Virino e Juliana Formiga. O email, com estas informações aí acima, foi enviado por ele semanas antes de nossa defesa. Ao longo dos próximos dias publicaremos aqui outras provas, como a ata de conclusão de monografia, diploma, fotos e até mesmo o nosso TCC propriamente dito.