domingo, 6 de janeiro de 2013

Mário Cezar envia artigo para o birô do Blog. Confira abaixo!

* Mário Cezar é icoense, psicanalista e integrante do Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise, com sede em SP
 
"Caros amigos
 
(de resistências e latunias culturais)
 
Dentro da Princesa do Salgado tenho caminhado "bera de rio". Hoje , o meu trajeto foi da ponte até Zé Barreto.
 
Oiticicas, paus ferros e juazeiros exuberante entremeados de lixo sofisticado (como garrafas de wiski red label, potes de danoninhos, lata de energéticos). Bom, quanto a energéticos, nada melhor (para o meu caso, do que uma lasca de rapadura, com tapioca e água de coco).
 
Diria que essa paixão do homem pela ignorância em trocar um suco de manga por coca cola, é cada vez mais avassaladora. Os hospitais que o digam, com todo o advento de desgraças corporais (para o sorriso escancarado da indústria farmacêutica). Ou da Ambev, que tornou-se a empresa mais poderosa da América Latina. Onde é que entra esse dito, com o avassalador desfile e tinidos de garrafas de cerveja com a questão cultural?
 
Eu não espiei em Icó, um ente com um livro escancarado, um ser com esse objeto tão civilizatório (claro, isso não é prerrogativa de Icó, é a opção que a sociedade brasileira preferiu. usar as mãos para roncar uma moto. Erguer as teclas do celular ou seguir as trilhas de baco e empanturrar o fígado com cirrose e que diachos isso tem relação com a questão cultural, bom, encontrei uma brecha para minha divagação é que a biblioteca (que visitei hoje, após a caminhadas pelas beradas do Rio Salgado, sim a biblioteca é um amontoado de livros em prateleiras. Um lugar "sisquicido".
 
E durante umas 02 horas que fiquei entre os bancos da praça e a própria biblioteca não contemplei um pé de pessoa.
 
Até fiquei contente porque vi meu nome em algumas fichas de livros (Drummond, Gabriel Garcia Marques, Jorge Amado).
 
Enfim, a causa da biblioteca é um bom motivo para indagações culturais.
 
Inté"
 
# Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise: Rua Heitor Penteado, 964 - Sumarezinho - São Paulo/SP - próximo a Estação Vila Madalena do Metrô. Fones: (11) 3868-4063 / 3873-2133 (Atendimento clínico adolescentes e adultos).