sábado, 15 de dezembro de 2012

"Para demarcar um novo tempo na cultura de Icó"

Genildo Angelim, Professor Pinheiro, Márcio Greik, Manuel Guedes e Matheus Monteiro
 
Foi com este pensamento exposto no título desse "post" que o professor Genildo Angelim articulou um encontro na sede da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), entre o titular da pasta, Professor Francisco Pinheiro (PT), e alguns icoenses presentes na comitiva.
 
Além do professor Genildo Angelim, que é ator e teatrólogo, participaram da reunião o advogado Manuel Guedes, o professor e historiador Márcio Greik e o empresário Matheus Monteiro.
 
O intuito do encontro foi debater assuntos e projetos para a cultura de Icó a partir de janeiro de 2013. Os integrantes da comitiva ainda levaram a mensagem do prefeito eleito Jaime Júnior (DEM) de que apoiará o setor cultural icoense em todas as suas vertentes, trabalhando em sintonia com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que atualmente é dirigida por um petista, que no primeiro mandato do governador Cid Gomes (PSB) foi o seu vice-governador.
 
Ah, detalhe: Professor Pinheiro é muito ligado ao município de Icó. Mantinha bastante laço de amizade com o ex-prefeito Aldo Monteiro (in memorian), inclusive é padrinho de batismo de sua filha mais nova, Rebeca Monteiro, de sua união com a professora Josina Monteiro. Vez por outra, se hospedou no Solar dos Monteiros e tinha em Aldo uma espécie de conselheiro político. Ele é amante de nossa valiosa história, que é tombada nacionalmente pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
 
Contudo, dessa comitiva estampada na foto acima, nota-se a presença de dois petistas (Genildo e Márcio). Os dois, assim como Professor Pinheiro, comandante da Secult-Ceará, pertencem aos quadros do PT. Nesse sentido, o acesso aos projetos e recursos do Estado para a área cultural de Icó será fácil, com bastante apoio e parceria para o nosso importante patrimônio histórico e arquitetônico.
 
Enfim, esta reunião aconteceu no dia 13 de dezembro, Dia de Santa Luzia. Muita "luz" para guiar os destinos da próxima equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Icó é o que almejamos.
 
Coincidência ou não, 13 também é o número do PT.