segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"Tiradas do Baú"

Hoje, uma turismóloga, um jornalista e um advogado.
 
Rebecca Sá, Voltaire Xavier e Darlan Michellis são amigos de infância. Sempre estudaram juntos nos tempos do Colégio Senhor do Bonfim.
 
Aprontávamos bastante naquelas salas enormes, pátio aconchegante e corredores largos. Era muito bom. Pena que aquela infância já é passado e hoje está na memória de todos nós. Foram momentos vividos e jamais esquecidos.
 
Ao ingressarmos na 6ª série, do ensino fundamental, não sabíamos o que o destino nos reservava para o fim daquele ano letivo.
 
Confesso que a disciplina de Matemática nunca foi meu forte. Nem meu e nem dos dois colegas-amigos acima denominados. Este blogueiro era excelente aluno em matérias como História, Geografia, Português, Literatura e Ciências, modéstia à parte.
 
Na 6ª série tivemos como professor de Matemática, Gilvan Chaves, conhecido, à época, como o "carrasco" de Icó. Atualmente, o mestre Gilvan leciona na Escola Estadual Vivina Monteiro.
 
Naquele ano, eu, Rebecca e Darlan, infelizmente, fomos para a recuperação justamente em Matemática, com amplas chances de obter êxito. O que acabou ocorrendo o contrário.
 
Fizemos a prova de recuperação. Depois veio o resultado. Eu, Rebecca e Darlan levamos "bomba" e saímos reprovados. Naquela época, não existia a tal "re-re". Atualmente, as condições para o estudante passar de ano são maiores. Pode crer!
 
Mas tem um detalhe que poucos sabem: segundo o professor Gilvan Chaves, pessoa que tenho o maior apreço e carinho, posteriormente falou que a minha prova estava totalmente correta, dando para passar para a 7ª série.
 
O problema é que apaguei as respostas escritas a lápis e "colei" (pesquei mesmo!) as respostas da prova da então colega e sempre amiga Rebecca Sá. Segundo o professor Gilvan Chaves, ficou nítido de que apaguei as minhas respostas corretas para dar lugar a respostas que estavam totalmente erradas. Apenas, não confiei em minha capacidade. Preferi "pescar" ao invés de seguir a minha própria consciência. Resultado: perdi um ano de minha vida escolar, saindo reprovado em Matemática, sendo um escândalo naquela ocasião. Mas este fato já foi recuperado, graças a Deus [a amizade com Rebecca nunca foi abalada por isso. Muito pelo contrário, continuamos amigos antes, hoje e sempre]. Os três, por sua vez, preferiram repetir o ano no mesmo Colégio Senhor do Bonfim. Era uma questão de honra e acabou dando certo para a nossa alegria e de nossos familiares.
 
Hoje, com toda a alegria, os três colegas-amigos se tornaram profissionais, com nível superior, cada qual trabalhando em sua área de atuação.
 
Rebecca Sá se tornou turismóloga (formada em Turismo). Este blogueiro graduou-se em Jornalismo, onde em 2013 completa os seus primeiros dez anos no exercício da profissão (vai ter festa, sim senhor!). E Darlan Michellis é advogado, se destacando na advocacia cearense, sendo inclusive um dos advogados da coligação perdedora de Icó comandada pelo atual prefeito Marcos Nunes (PMDB), durante o processo eleitoral desse ano.
 
Enfim, jornalista também reprova. Mas este assunto é passado, ficou para trás e o que importa é o presente, com olhos voltados para o futuro. E, sem ter nada haver com isso, o professor Gilvan Chaves continua educando milhares de jovens icoenses, realizando seu trabalho com maestria e dedicação.
 
Obrigado, mestre Gilvan Chaves, por fazer parte de minha formação escolar. Não segui os números da Matemática. Preferi ir pelos caminhos das letras do Jornalismo. Nesse sentido, valeram a pena as aulas das queridas professoras Jorginha, Eleneuda, Idelzuíte, Ana Beatriz, Gladszolda, dona Marinete e Mazinha [só feras], esta última a mãe de todas as professoras de Português de Icó, a quem dedico o início do projeto: "10 anos de Jornalismo do jornalista Voltaire Xavier", a ser executado a partir de janeiro de 2013, ano de nossa primeira década profissional.

# Em tempo: Rebecca Sá é sobrinha do economista Delmiro Jarbas (empresário da Famárcia Nossa Senhora das Graças) e neta de "vovó" Judith Sá. Hoje, é casada, tem uma filha e reside em Fortaleza, onde trabalha. Vez por outra, estar na terrinha, como nas festas de fim de ano. Já Darlan Michellis é filho de Fatinha Monteiro que, por diversas vezes, foi chefe de gabinete de Icó, além de ser filho do saudoso José Airton, ex-policial da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Juntamente com a enfermeira Fabianni Moreira (irmã do advogado e blogueiro Fabrício Moreira) formávamos o "quarteto" do Colégio Senhor do Bonfim. Fabianni passou, seguiu e adiantou-se. Eu, Rebecca e Darlan fomos recuperar o tempo perdido. E deu certo. É a vida, né?