quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

"Blog Solidário"

Fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação. Ao lado, o Sobrado Canela Preta. E na frente, o Marco Zero de Icó
 
Em Icó, estamos festejando desde o último domingo (09), a padroeira Nossa Senhora da Expectação, cuja festa acontece no próximo dia 18.
 
Maria da Expectação era como se chamava a minha avó materna. O seu nome foi uma homenagem justamente a padroeira do município de Icó, Nossa Senhora da Expectação. A minha bisavó Ana [daí o nome de minha mãe também ser Ana-Naninha] era devota da santa, registrando a sua filha mais nova com o nome dela. Para os mais próximos, "Peta" era o seu apelido carinhoso.
 
Minha família sempre foi muito católica. Lembro que ainda criança minha vó "Peta" me presentiou com um livro intitulado "Histórias que a Bíblia conta", de Norman J. Bull (Edições Paulinas), trazendo nele a seguinte dedicatória: "Voltaire, lembrança de sua vó Peta. Fortaleza, 11/11/1989". Ainda guardo este livro com todo carinho possível.
 
Por sua vez, o povo católico de Icó participa das novenas que ocorrem toda noite na Igrreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, com uma programação variada, que conta com grandes celebrantes. À frente, o Frei Rogério, que deu ânimo novo a toda comunidade, com um jeito moderno de celebrar missas e com sermões digno de aplausos. 
 
Para cada noite [não é obrigatório], os organizadores da festa da padroeira icoense pedem para cada fiel levar consigo uma doação de material para gestantes, já que Nossa Senhora da Expectação é a mãe de todos nós. No roteiro da missa com novena para cada dia, consta: "Liturgia Eucarística com o ofertório com gesto concreto para o Natal das mães gestantes pobres". Colabore e seja solidário neste momento de fé e de oração.
 
Viva Nossa Senhora da Expectação! Viva minha avó Maria da Expectação que hoje mora no Céu. Viva a todas as mães do mundo. Viva a todas as gestantes de Icó.
 
VIVA A VIDA!
 
# Dia 18/12 - Terça-feira: Dia Solene da Festa
5 horas - Alvorada festiva com a banda de música
7 horas - Missa do Amanhecer - Frei Rogério
12 horas - Angelus Temático - Equipe de Liturgia da Expectação
17 horas - Procissão de Nossa Senhora da Expectação pelas principais ruas de Icó
18h30 - Missa de Encerramento - Frei Rogério