segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tiradas do Baú

O ano era 1982.
 
Época de eleição municipal em todo o Brasil. No Icó, não era diferente.
 
Um de seus candidatos foi o advogado Aldo Monteiro, já falecido. Posteriormente, ele viraria prefeito municipal de Icó para um mandato de seis anos.
 
O que pouquíssima gente sabe, agora todo mundo vai ficar sabendo, é que o servidor público municipal Josafá Alves da Silva já atuava politicamente na terrinha.
 
Não é de hoje que ele é um cidadão politicamente atuante. Neste mesmo ano, Josafá saiu-se candidato a vereador desse município, bem mais jovem e inexperiente, infelizmente, não obtendo êxito eleitoral naquela ocasião.
 
Os tempos passaram, Josafá ajudou a eleger o ex-prefeito Aldo Monteiro [até hoje considerado o melhor prefeito da terra dos Icós] e, com o tempo, ingressou no serviço público como funcionário concursado da Secretaria Municipal de Saúde, com mais de dez anos de experiência.
 
Foi presidente do importante Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó - Sindsepmi - num momento em que o município passava por diversos problemas de incompetência administrativa. Ele foi um dos cidadãos icoenses, na qualidade de liderança sindical, que assinou e protocolou o pedido de cassação do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB) junto a Câmara Municipal.
 
De ex-candidato a vereador, com forte liderança no Conjunto Pedrinhas, onde até hoje reside, Josafá passou a acompanhar politicamente o futuro prefeito de Icó Jaime Júnior (DEM), com quem está desde a eleição de 2008. Perdeu neste ano e, em 2012, deu tudo certo, chegando ao poder municipal, com honra e coragem.
 
Amante da política com "P" maiúsculo, Josafá acredita que a sua experiência adquirida ao longo desses anos, que vem desde o tempo glorioso da gestão Aldo Monteiro no Palácio da Alforria, pode contribuir e muito com o sucesso do município e de sua gente pelos próximos quatro anos.
 
No meio político, Josafá é conhecido como articulador e conciliador, de quem sabe "apagar incêndios" quando precisa, sendo uma voz importante no novo governo que se inicia em janeiro de 2013, caminho árduo que vem desde a década de 1980, quando definitivamente entrou na política, mesmo sendo um simples eleitor, sabedor de seus direitos e deveres, de quem realmente sabe e entende os reclames da população icoense.
 
De ex-candidato a vereador, ele continuou lutando por um Icó melhor e hoje chega a este lugar de destaque por mérito seu, não chegando até aqui por "paraquedas". Muito pelo contrário. A sua luta vem de muito longe.