segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Legislativo, um poder independente

A discussão política em torno da eleição para o próximo presidente já toma conta da Câmara Municipal de Icó.
 
No próximo dia 01 de janeiro de 2013 ocorrerá a votação para a escolha do próximo presidente da Casa - biênio 2013-2014 - entre os 15 vereadores eleitos e diplomados.
 
Sempre disse aqui que, no momento o melhor nome para assumir o importante cargo de presidente da CMI, é o do vereador Gilberto Barboza (PSDB). E aqui reafirmamos o que disse logo após o pleito eleitoral de 2012, basta observar o arquivo deste Blog.
 
Gilberto é uma pessoa proba, filho do saudoso ex-vereador e ex-vice-prefeito Antônio Barbosa de Souza, é advogado militante e é dono de seis mandatos parlamentares, assumindo a primeira legislatura ainda com apenas 18 anos.

O edil, com o jeito pacato, sereno e conciliador, já detém em torno de sua candidatura sete apoiadores da base de sustentação do prefeito eleito e diplomado Jaime Júnior (DEM). São eles: Gilberto Barboza (PSDB), Eliseu Amâncio (PMN), Roney Olinda (PSDC), Mazinho Mota (PSDC), Victor Luiz Monteiro (PR), Cícero do Alto (PR) e Maria do Cal (PSL). Fica fora desse grupo, caso não ocorra consenso, o vereador Ítalo da Paz (DEM), que tem pretensões  políticas para o mesmo cargo, mesmo não contando com a maioria dos votos do grupo político da futura situação icoense. Caso contrário, restará ao parlamentar buscar adesões no grupo político do deputado estadual Neto Nunes e do atual prefeito Marcos Nunes, ambos do PMDB, o que seria uma lástima.

Ao grupo do vereador Gilberto Barboza junta-se ainda os vereadores Chico Nunes (PMDB) e Maninho Mota (PSB). O objetivo do plantel é reunir o maior número de edis para compor uma chapa eminentemente eclética, a exemplo do que ocorre na Assembleia Legislativa do Ceará e no Congresso Nacional, bem como diferentemente do que sempre ocorreu na terra dos Icós.

Nesse sentido, a chapa do vereador Gilberto Barboza fica assim constituída, após anúncio feito na tarde desta segunda-feira (24), durante o programa "Rubens Brasil", na rádio Brasil FM.
 
# Presidente: Gilberto Barboza, do PSDB;
# Vice-Presidente: Eliseu Amâncio, do PMN;
# 1º Secretário: Roney Olinda, do PSDC;
# 2º Secretário: Maninho Mota, do PSB.

Que o clima de Natal contagie o vereador Ítalo da Paz e ele venha somar com a candidatura do vereador Gilberto Barboza rumo a vitória para a Presidência da Câmara Municipal. O povo de Icó agradece por demais.

E que venha o consenso!

# Em tempo: Fico muito feliz em saber dessa brilhante notícia. O vereador eleito e diplomado, Victor Luiz Monteiro (PR), foi convidado pelo futuro prefeito Jaime Júnior para assumir a liderança do governo na Câmara Municipal de Icó. Victor é meu amigo, votei nele para o legislativo municipal em 2012 [um voto consciente], é inteligente e com certeza fará um brilhante mandato como líder do prefeito na CMI a partir de 01 de janeiro de 2013. Jovem talentoso e cheio de gás, com certeza não deixará nenhuma pergunta sem resposta, fazendo jus a função de líder. Pegue como exemplo a liderança feita pelo deputado estadual-licenciado Nelson Martins (PT), - hoje secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará - no primeiro mandato do governador Cid Gomes (PSB), e tenha tudo na ponta da língua, com dados e informações precisas sobre a administração municipal, não deixando margens para a oposição espernear na tribuna da Casa. Conte com o meu apoio, vereador arrochado! Sua missão é árdua, mas bastante gratificante.