quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

"Projeto quer emancipar financeiramente mulheres do Bolsa Família em 11 municípios cearenses"

O Banco Comunitário de Pajuçara lança oficialmente no próximo dia 18 de dezembro de 2012, às 14 horas, o projeto “Empreendendo na Comunidade”, um conjunto de políticas e ações com o objetivo de promover cidadania e geração de renda para mulheres inscritas no programa Bolsa Família, do Governo Federal.

O Programa, que tem apoio do Governo do Estado e da Caixa Econômica Federal, oferece capacitação e crédito com a finalidade de promover a emancipação socioprodutiva e financeira das beneficiárias. De acordo com o coordenador executivo do Banco Paju, Eudásio Alves, as mulheres têm acesso a um primeiro crédito de até R$ 1 mil, além de cursos sobre finanças pessoais, gestão de pequenos negócios e técnicas para melhorar seu empreendimento. Ao final do curso, as alunas irão receber o acompanhamento de consultores especializados como profissionais da área de vendas, contadores, advogados e administradores de empresas.

“Buscamos com essa iniciativa despertar e estimular nas mulheres sua capacidade empreendedora, potencializar as atividades produtivas que já existem, minimizando progressivamente o estado de pobreza e miséria em que se encontram. Só em Maracanaú, são cerca de 20 mil mulheres que dependem da verba do Governo Federal.”, reforça o coordenador do Banco Paju.

O projeto “Empreendendo na Comunidade” começou a ser executado em outubro desse ano e já atende Maracanaú, Cascavel, Caucaia, Pacajus, Itaitinga e Maranguape. A iniciativa tem capacidade de beneficiar 9 mil mulheres em 11 municípios da Região Metropolitana.

Para participar do projeto, é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família ou o comprovante de Inscrição do NIS, cópia de RG, CPF e comprovante de residência e participar de um encontro de apresentação do projeto.

Durante o encontro, haverá uma feira de apresentação dos produtos das mulheres já atendidas pelo projeto do Banco Paju, além de exposição de produtos e serviços na área do comércio e de serviços, atividades ligadas à beleza, ao artesanato, ao vestuário e à alimentação.

Banco Paju

O Banco Paju foi fundado em dezembro de 2006. Ao longo de sua história, a instituição se destaca pela realização de diversas Feiras Solidárias, exposições e apresentações culturais. Em 2007 foi implantada a moeda social “Maracanã” ao valor de R$ 1 e que circula na comunidade.

Em Pajuçara, no município de Maracanaú, o Instituto Paju já ajudou a implantar e apoiar no desenvolvimento de várias pequenas empresas comunitárias de confecção, material de limpeza, couros, artesanato, produtos de higiene e produtos de beleza e Rede Associativas. As ações do Instituto Paju consistem na concessão de crédito, capacitação para o empreendedorismo, acompanhamento técnico, articulação de parcerias e canais de comercialização dos produtos.

Para demonstrar a amplitude e atuação do projeto, o Banco Paju recebeu ao longo dos últimos 3 anos, visitas do Governo da Venezuela, além de estudantes de mais de 40 países, da TV pública da Áustria, da Universidade Americana de Columbia, do Governo do Acre e outras instituições locais.

Serviço: Lançamento oficial do Projeto "Empreendendo na Comunidade"
Data: 18 de dezembro de 2012
Local: Escola Profissionalizante Maria Carmen Vieira – Rua Maria Vieria, 150. Pajuçara.
Hora: Às 14horas
 
# Texto escrito e enviado para o Blog, por email, pelo jornalista Rodrigo Neto, da Inove Comunicação.
 
Nota do Blogueiro: Muito boa esta iniciativa do Banco Paju, em Pajuçara, localizada no município de Maracanaú. Em Fortaleza, temos o Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, com grandes projetos voltados para a comunidade. Que tal um um banco comunitário desta natureza em Icó? Fica aí a dica para a próxima equipe da Secretaria do Trabalho e Ação Social. Ideias interessantes devem ser copiadas sim. Pode crer! Experiência exitosa que melhoraria em cheio a vida das famílias carentes de nossa terrinha.