segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

"Tiradas do Baú"

Era o tempo em que a Biblioteca Pública Plínio Albuquerque Pequeno, em Icó, então instalada no flayeur do Teatro da Ribeira dos Icós, era altamente frequentada.
 
Naquela época tínhamos uma bibliotecária de credibilidade e respeito, que o diga o psicanalista icoense Mário Cézar, que por aqui estar revivendo a sua adolescência e desfrutando de merecidas férias.
 
Ana Gondim é o nome da ex-bibliotecária. Tudo naquela época era feito com carinho e amor, onde todos tinham o gosto e o hábito pela leitura. Eu mesmo fui por diversas vezes na biblioteca pública de Icó como estudante da extinta Escola Recanto da Criança, do também extinto Centro Icoense de Ensinos Técnicos (CIENTE) e do quase centenário Colégio Senhor do Bonfim, época que não volta mais.
 
Era muito gostoso participar daqueles momentos lá na biblioteca, hoje instalada nas dependências da Casa de Câmara e Cadeia, sem a mínima estrutura de funcionamento, sem atualizações de livros e demais materiais bibliográficos e sem projetos para atrair a atenção da classe estudantil. O que deverá mudar esta triste realidade a partir do próximo governo.
 
Espero ver novamente a Biblioteca Pública Plínio Albuquerque Pequeno movimentada, cheia de gente ávida por conhecimento e com a estrutura adequada para funcionar a contento. A Secretaria de Cultura e Turismo, ao lado da Secretaria de Educação, deverá dar mais atenção a este órgão público, que infelizmente está abandonado, o que é uma pena por se tratar de um espaço dedicado ao ensino e aprendizagem.
 
Que tudo o que foi pensado pela brilhante Ana Gondim, que deixou a direção da biblioteca pública em 1989, possa novamente sair do papel e virar realidade. Que a próxima diretória do espaço faça valer a proposta de bem administrar aquele importante órgão municipal.
 
Que convênios possam ser firmados em âmbito estadual e federal, visando garantir mais livros e equipamentos junto a órgãos como a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) - que tem projetos neste sentido - e Ministério da Cultura, bem como em pastas educacionais.
 
Tenho certeza de que esta é uma preocupação que deve ser encampada pela próxima administração municipal. Fazendo isso, o povo de Icó agradece, a estudantada aplaude e a história de Icó é novamente recontada e revisitada por aqueles que amam esta terra tricentenária.

Este é o último "Tiradas do Baú" do ano de 2012.