quarta-feira, 4 de abril de 2012

Você se lembra do telensino? Não. É um método que tem uma televisão, um instrutor e uma sala de aula

Durante o mandato do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSB), a educação cearense viveu dias de sofrimento com o chamado "telensino". Acreditamos que muita gente se lembra e, por consequência, fez parte desse famigerado sistema educacional.

No Icó, todas as escolas estaduais tiveram que aderir ao "telensino", onde os alunos assistiam aula através da televisão. Só em último caso era possível tirar alguma dúvida com o facilitador (professor). Momentos de angústia e aflição, os estudantes da rede de ensino do Ceará passaram. Só que vieram outras gestões e este sistema faliu muito antes do esperado.

A verdade é que a gestão Ciro Gomes foi sucedida por duas vezes pelo ex-governador Tasso Jereissati (PSDB). De carona, veio o educador Antenor Naspolini, um sulista que veio consertar a educação cearense. Ele foi o secretário de Educação mais atuante que o Ceará já teve. Até hoje é lembrado por muitos profissionais da área. Que o diga a professora Maria Eleneuda de Sousa, nossa mestre de Redação dos tempos de estudo no Colégio Senhor do Bonfim. Ela, por sua vez, foi uma excelente coordenadora da 17ª Crede (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), com sede em Icó, nossa amada terra.

Pois bem! Tasso e o seu secretário de Educação logo resolveram a questão. O "telensino" foi abolido para o bem da estudantada cearense e de seu corpo docente. Com todas as letras e com todos os pingos nos "ii", este sistema era uma aberração e os nossos alunos nada aprendiam. Muito pelo contrário! Sempre estiveram em desvantagem em relação aos estudantes da rede particular. Resultado: na hora do vestibular levavam "bomba" e nas provas internas realizadas pela Seduc - Secretaria Estadual de Educação - idem.

Felizmente, hoje estamos na "era" das escolas profissionalizantes. Mais de 80 unidades desse porte já foram entregues pelo governador Cid Gomes (PSB), inclusive a do município de Icó, com uma excelente estrutura, ótimos laboratórios e um espaço para dar inveja a qualquer escola da rede particular de Fortaleza. Mas olhe que hilário!

Se o seu irmão implantou o "telensino" no Ceará, Cid teve mais coragem e foi ousado. Com certeza, ele ficará para a história como o governador que inaugurou diversas escolas profissionalizantes no interior cearense. Isto é um feito que, por si só, já diz tudo e já valeu a pena.

E o que é interessante é que não existe mais "telensino" e a educação cearense deu um salto de qualidade com a inauguração dessa rede de escolas profissionalizantes.

Com Tasso e Lúcio Alcântara (PR), o Ceará viveu a "era" dos Liceus. Agora, com Cid estamos vivendo a "era" das escolas profissionalizantes. E o que é bom! Sem "telensino", a aberração criada por Ciro Gomes.