quinta-feira, 26 de abril de 2012

Po-lí-ti-ca vem do grego politiké. É a arte ou ciência da organização, direção e administração de Nações ou Estados, segundo o TSE

Mês de abril quase no fim. Bem próximo está o mês de maio e com ele vem o dia do trabalho, o dia das mães e o dia da abolição da escravatura.

Após, é hora das nossas baterias se voltarem para a campanha política de 2012, onde serão eleitos prefeitos e vereadores nas mais de cinco mil cidades brasileiras. O mês de junho, segundo a Justiça Eleitoral, é o prazo final para que os partidos realizem suas convenções municipais. 

Em Icó, alguns protagonistas políticos já começam a se movimentar pelo município que tem fama de realizar uma eleição acirrada, cheia de intrigas e violenta, ao ponto de se mandar vasculhar fazenda privada visando fazer busca e apreensão de suposto porte ilegal de arma. Assim é a eleição em terras icoenses.

Por sua vez, mesmo com o prazo das convenções municipais se aproximando, ainda existe pré-candidato que sequer apresentou o nome de seu companheiro de chapa. É o caso do ex-prefeito Jaime Júnior (DEM), líder da oposição e forte concorrente ao Palácio da Alforria. Já foi vice-prefeito entre 2005 e 2008, governou Icó por oito meses através de ordem judicial e foi derrotado em 2008 com mais de 1.500 votos.

Sem saber quem será o seu candidato a vice-prefeito, os seus seguidores e correligionários ficam a "ver navios" esperando uma definição quanto ao nome. A expectativa é grande, como também esta indecisão contribui e muito para o candidato da situação, que será novamente o prefeito Marcos Nunes (PMDB), com Charles Peixoto (PSD) como companheiro fiel de chapa. Inclusive, logo mais, às 19 horas, a dupla inaugurará a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua São José. Uma obra que contou com recursos também do Governo do Ceará e que já estava pronta há um bom tempo. Mas como em política tudo tem o seu tempo, o espaço será entregue nesta quinta-feira (26) nas vésperas de um processo eleitoral.

Enquanto a situação entrega obras e realiza o projeto "Prefeitura na Minha Comunidade", JJ se isola. Sem definição de seu provável vice-prefeito, a decisão pelo visto ficará para depois. O que é um erro estratégico de campanha. Este nome já deveria está nas ruas e as alianças políticas consolidadas. O que se sabe é que o grupo político dos "Nunes" é forte, com apoio de tudo o quanto é lado. Alguns acreditam até que 2012 continua com eles. Mas em 2016 entregam para o adversário. Será?

Afinal, ser situação e com direito à reeleição é fácil. Mas transferir votos é outra história. Nesse sentido podemos sim acreditar nesta tese.

Sem esquecer de lembrar que toda eleição é uma eleição diferente. Apenas, para 2012, a oposição icoense está dormindo no ponto igual como um dia fez "A Bela Adormecida", dos desenhos animados e que tanto alegrou as manhãs de várias crianças brasileiras. 

O aviso está dado! O povo está esperando. Tanto Jaime Júnior, quanto o radialista Rubens Brasil, do PR e diretor-presidente da rádio Brasil FM, se realmente serão candidatos a prefeito de Icó, está mais do que na hora de termos uma definição de chapas majoritárias.

E na hora dessa escolha pensem bem para não acontecer a mesma coisa que ocorreu em 2008 quando a oposição apresentou um nome a vice-prefeito sem densidade eleitoral e sem esmero popular.

Fica a dica!

[RAIO X]

# Pré-candidatos [Após mais de 20 anos teremos três candidaturas majoritárias]. São elas:

Marcos Nunes - PMDB e atual prefeito de Icó. É irmão do deputado estadual Neto Nunes (PMDB) e do vereador Ricardo Nunes (PTB), além de ser cunhado do vereador Marconiêr Mota (PMDB). Filho do ex-prefeito Oriel Nunes, é também empresário do ramo de forró. Terá como vice-prefeito, o administrador Charles Peixoto, que é filho do também ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD). Tem ainda o apoio do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB) e de sete parlamentares icoenses (Júnior Dantas, Marconiêr Mota, Ricardo Nunes, Edjalma Moreira, Flamarion Pereira, Iatagãn Matias e Evandro Juvino).

Jaime Júnior - DEM e estudante de Direito. Já foi vice-prefeito, prefeito entre outubro de 2007 e maio de 2008 por ordem judicial, além de candidato em 2008, sendo derrotado. Sem vice ainda, já pertenceu ao grupo político adversário como chefe de gabinete do então prefeito Neto Nunes. Tem somente três vereadores ao seu lado (Gilberto Barbosa, Maria do Cal e Ítalo da Paz), este último presidente municipal de seu partido. Fez um bom governo enquanto administrou o município e sua marca maior foi não atrasar de jeito nenhum o pagamento dos funcionários municipais.

Rubens Brasil - PR e formado em Ciências Contábeis. Já foi candidato a vereador e a deputado federal, inclusive ultrapassando, em Icó, o candidato da situação à época, o deputado federal Vicente Arruda, que hoje faz parte de seu partido e que é dirigido no Ceará pelo ex-governador Lúcio Alcântara. Ultimamente tem participado de diversas manifestações populares, fazendo realmente o verdadeiro papel de oposição em terras icoenses. Foi assim com os irrigantes do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos e com os servidores públicos municipais. É diretor-presidente da rádio Brasil FM, a maior emissora radiofônica do município.