terça-feira, 24 de abril de 2012

Em pleno século XXI! É inacreditável...

A presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, foi afastada arbitrariamente de suas funções no jornal Diário do Nordeste. O maior veículo de comunicação impresso do Ceará dispensou os trabalhos da jornalista em retaliação à matéria "Prática antisindical: Diário e O Povo censuram edital de assembleia por local de trabalho", publicada no site do Sindjorce no dia 26 de março.

Aqui repudiamos a atitude do jornal na pessoa do colega Ildefonso Rodrigues, responsável por chamar Samira em sua sala para comunicá-la que o DN estava "liberando" a dirigente da obrigação de trabalhar. Ele afirmou que não era interessante a presença da sindicalista na redação. Por sua vez, Samira, repórter especial do Diário e única profissional daquela empresa a ocupar a lista dos 200 jornalistas mais premiados de todos os tempos do portal Jornalistas & CIA, argumentou que a decisão de liberar-se ou não era uma prerrogativa dela e da diretoria do sindicato dos trabalhadores, e não do jornal.

É bom frisar que já aconteceu outros casos de demissões envolvendo jornalistas e que não ficou bem claro para a opinião pública. O fato é que este episódio envolvendo a jornalista Samira de Castro teve repercussão na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Câmara Municipal de Fortaleza.

"Jornalistas unidos na luta por liberdade sindical"