segunda-feira, 30 de abril de 2012

Notas Curtas!

# Revista Entrevista

Excelente a qualidade da revista Entrevista, lançada na última terça-feira (24), nos Jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), com direito inclusive a um delicioso coquetel. Foram duas edições lançadas (nº 26 e nº 27), sob a coordenação do professor e jornalista Ronaldo Salgado, o idealizador deste ambicioso projeto em 1992. Portanto, já se vão 20 anos de existência. Estivemos presentes e o que mais nos chamou a atenção foram as entrevistas do deputado estadual Heitor Férrer (PDT), do ex-governador Lúcio Alcântara (PR), do empresário Izaías CD's (dono da banda Aviões do Forró) e do ator Silvero Pereira, além da entrevista do jornalista Nilson Lage, um dos maiores teóricos da comunicação existentes no Brasil atualmente. Estão de parabéns todos os alunos envolvidos e que participam da disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso. Com certeza, esta publicação já faz parte da história do jornalismo cearense. Pode crer! Aqui deixamos a seguinte mensagem do professor Nilson Lage extraída da revista: "A opinião é algo que existe para ser mudada. Eu não expresso opiniões que não tenho, expresso as opiniões que tenho. E procuro expressá-las da maneira mais sincera possível. Claro que opinião é uma coisa que se muda. Na verdade, esses dois casos, por exemplo, são casos que estão no contexto da superação da depressão (...)".

# Açude Lima Campos

Parabéns ao povo do distrito de Lima Campos, localizado no município de Icó (CE), pela passagem dos 80 anos de existência do açude Lima Campos. Mas será que o reservatório tem mesmo o que comemorar? Tirando a importância dele para a nossa terrinha, o que se sabe é que a comunidade de mesmo nome está precisando bastante do apoio governamental. Uma boa reforma nas adjacências da "Prainha do Louro" se faz necessário urgente. Os possíveis candidatos a prefeito de Icó tem que incluir o distrito na pauta política desse ano. É um dever cívico e uma questão de prioridades. O que é verdade também é que a Secretaria de Cultura e Turismo nunca enxergou o distrito de Lima Campos com bons olhos. Ali está um potencial turístico enorme. Uma boa revitalização no comércio local, com ênfase nas peixadas tradicionais, seria de bom aviltre. A construção de uma pousada ou de um hotel também cairia muito bem. Por que não pensar nestas ações? Temos certeza de que o nosso "velho açude" abraçaria esta causa com todo fervor e carinho. Ações simples e que precisam só de força de vontade política.

# Eunício Oliveira

Registramos o recebimento do informativo do senador Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB. O Blog agradece o envio deste boletim, que está recheado de informações acerca do primeiro ano de mandato do lavrense lá no Senado Federal, ele que é também presidente da importante Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Alta da República. Os assuntos em destaque diz respeito ao projeto de lei que regulamenta a profissão de taxista, a criação do Fundo de Incentivo à Cajucultura, os debates a respeito da Reforma Política, o novo Código Florestal e a ampliação de campus e nova universidade federal no Ceará, com um campus avançado em Icó e um polo de ensino a distância para Lavras da Mangabeira. Quem faz a assessoria de imprensa do parlamentar cearense são os jornalistas Bárbara Gonçalves (Distrito Federal ) e David Uchôa (Maranhão).

# Pague Menos

No dia 04 de janeiro de 2010, portanto, há mais de dois anos, o nosso Blog noticiou o seguinte: "Em primeira mão - As farmácias de Icó e os seus proprietários que se cuidem. A maior rede de farmácias do Brasil vai se instalar nesta cidade em breve. A Pague Menos, de propriedade do empresário Deusmar Queiróz, se instalará bem no Centro Comercial de Icó. A informação é do advogado Geraldo de Lima Gadêlha Filho, que presta serviços para a empresa Empreendimentos Pague Menos. Gadêlha é vice-presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Nordeste (APIMEC Nordeste), entidade que desde o mês de agosto de 2008 tenho o enorme prazer de ser o seu assessor de Imprensa. [hoje não faço mais parte de seu quadro funcional]. Segundo Deusmar Queiróz, "a Pague Menos já se consolidou em todas as capitais brasileiras. Agora é a vez do Interior". Na minha opinião, será uma ótima oportunidade da cidade de Icó, que tanto tenho apreço, de se desenvolver, já que um bom número de empregos será destinado aos nossos munícipes, principalmente para a juventude icoense. A cidade de Iguatu já possui uma Pague Menos. Agora é a vez da cidade de Icó. Só espero que os donos de farmácias não atrapalhem a vinda desse empreendimento e, muito menos, a Prefeitura Municipal. O poder público tem a obrigação de fornecer o alvará de funcionamento. Com a instalação da Pague Menos em solo icoense só quem ganha é a população e a cidade como um todo. É assim que os grandes homens públicos conseguem desenvolver seus municípios, com a vinda do progresso e gerando emprego e renda. Nada de boicote! Progresso já! Estaremos de olho!" Pois bem... Com surpresa lemos nesta segunda-feira (30), no site Icó é Notícia, a informação de que realmente a rede pode se instalar em terras icoenses. Se é no centro comercial ou nas proximidades do Hospital Regional, isso não importa. O importante é a ida de mais uma grande empresa para Icó. Isso se chama desenvolvimento econômico.

# Miss Plus Size Nordeste 2012

Faltou um "Q" a mais na festa de lançamento do concurso Miss Plus Size Nordeste 2012, promovido pela Via de Produção e pela Nepal Negócios e Eventos, na última quinta-feira (26), no espaço Estilo Brigadeiro. As 27 candidatas não mostraram desenvoltura, algo faltou e o resultado foi um evento cheio de imprevistos, conforme notícias chegadas até a nós. Mas, venhamos e convenhamos, tem concurso pra tudo, né? Neste em específico é alimentar o preconceito contra gordinhas que se iludem com a profissão de modelo. Nada contra, mas é "apelar" demais para este tipo de evento num Estado que não tem mercado para tal.