quinta-feira, 26 de abril de 2012

Prefeito de Icó descumpre Justiça e sindicato realiza assembleia

Ser governo tem o seu bônus, mas também tem o seu ônus. 

Administrar uma cidade do interior, com poucos recursos e com arrecadação pífia, a dificuldade é tamanha, que alguns prefeitos necessitam buscar investimentos em órgãos estaduais e federais, além de organismos financeiros, seja nacionais ou internacionais.

É o caso de Icó, um município encravado na região Vale do Salgado e com muitas dificuldades a enfrentar. Entra ano, sai ano e a terra icoense vai acumulando problemas e mais problemas de ordem estrutural e administrativa. 

Foi-se o tempo que os municípios, de maneira geral, eram tranquilos quando o assunto é o pagamento da folha de funcionários, sem atrasarem os seus compromissos com os servidores municipais e com recursos suficientes para quitarem com suas dívidas perante os seus subordinados funcionais.

Mas o tempo foi passando e as dificuldades financeiras das nossas Prefeituras foram aparecendo. É o caso do município de Icó.

Lá, os servidores da saúde, comandados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi), reivindicam o pagamento salarial referente ao mês de março passado. Ganharam na Justiça. Mas a Prefeitura Municipal descumpriu o Mandado de Segurança Coletivo que determinava o bloqueio da Conta do Fundo Geral do Município. Por conta disso, os sindicalistas impetraram uma ação contra ato do prefeito Marcos Nunes (PMDB), que é candidatíssimo à reeleição.

Contudo, sempre dissemos aqui, neste canto de página, que somos intransigentemente a favor de uma democracia livre e soberana. Sempre apoiamos a luta do maior sindicato de Icó, que é o Sindsepmi, pelo menos na nossa modesta opinião. Esta peleja jurídica é legítima. Quem trabalhou tem o direito de receber o seu salário. Assim diz a Lei que rege o "direito ao trabalho e emprego", tão bem defendida pelo ex-presidente da República Getúlio Vargas, que nos deixou uma rica herança e foi o criador da hoje consolidada carteira do trabalho, que todos nós temos.

Continuamos apoiando a luta dos trabalhadores icoenses. Sempre que quiserem usar este espaço online, o sindicato terá. A presidenta Diana Araújo é competente e já mostrou toda a sua dedicação. Faz um excelente trabalho, foi reeleita e fez uma obra magnífica em sua gestão, que é a sede da instituição sindical. Diga-se de passagem, um belo prédio e que tivemos a felicidade de conhecer durante a nossa estada por aí no mês de dezembro do ano passado.

O que não pode é fazer do sindicato e da luta sindical um trampolim para se dar bem. Este ano é de eleição. E a disputa pelo que já sabemos será acirrada. O Sindsepmi terá que ter muito "jogo de cintura" para não sujar a imagem da instituição, construída ao longo de muitos anos. Nesse caso, a presidenta Diana Araújo tem um papel muito importante.

Vale salientar que o próprio Sindsepmi tem uma experiência nada agradável. Em 2008, o então presidente sindical escancarou o seu voto, numa atitude nada recomendável. O bom senso garante que em qualquer instituição, seja ela pública ou privada, os dirigentes escutem as propostas dos candidatos e se neutralizem. Afinal de contas, o voto é secreto e ninguém sabe o dia de amanhã. 

E outra: Em se tratando de política de Icó tudo pode acontecer, né? Por isso, muito cuidado! O bom senso recomenda cautela.

# Fotos: Blog do Rubens Brasil