quarta-feira, 18 de abril de 2012

Amália Peixoto assume Saúde. E prima de ex-secretária assume o seu lugar

A Secretaria de Saúde de Icó (CE) realmente virou patrimônio da família "Maciel Peixoto", cuja matriarca é a ilustre icoense Maria de Lourdes Maciel de Melo Peixoto, ex-delegada de Educação da antiga 14ª Deres e ex-diretora administrativa do Colégio Senhor do Bonfim.

Durante o mandato do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB) e durante a administração do atual prefeito Marcos Nunes (PMDB), dois de seus filhos assumiram a importante tarefa de ser secretário municipal de Saúde, uma pasta complexa e cheia de problemas e dificuldades. Nos referimos a Zuila Maciel, que é funcionária da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) e hoje está lotada no gabinete prefeitural, e Daniel Peixoto, farmacêutico por formação e que deixou o cargo no último sábado (14) visando candidatar-se na eleição 2012 que se avizinha.

Se não bastasse os dois terem feito uma péssima gestão na área de saúde do município de Icó, eis que o prefeito Marcos Nunes resolve nomear interinamente outra irmã do clã "Maciel Peixoto". Dessa vez, a secretária interina de Saúde de Icó é Amália Peixoto, que não tem formação em saúde e sempre trabalhou na área de educação. Foi assim como tesoureira do Colégio Senhor do Bonfim, como diretora do projeto "Amigos da Leitura" e como funcionária da Secretaria Municipal de Educação.

Sinceramente, já era triste ver a situação de calamidade da saúde de Icó. Imagine agora, viu? É inadmíssivel brincar com a saúde do povo icoense. Não podemos comungar com tanta inépcia em alguns órgãos da administração municipal. Precisamos de pessoas preparadas em lugares certos. Com tanta gente de bem e com formação acadêmica quando o assunto é saúde por aí, por que a área mais complexa vai parar logo nas mãos de pessoas que não entende "patavina de nada" de saúde? Não conseguimos entender de jeito nenhum. Será que o próximo secretário de Saúde de Icó será o outro irmão Marcos Peixoto, de alcunha "Bá"? Era só o que nos faltava!

ENQUANTO ISSO...

Lá para as bandas da Secretaria de Cultura e Turismo, eis que a ex-secretária da pasta, Jequélia Alcântara, que administrou a área por quase oito anos e já se encontrava acomodada no cargo há muito tempo, resolve deixar o seu birô para a técnica Solange Augusto, que é sua prima.

Por sua vez, Solange comandará uma secretaria que tem por principal objetivo zelar pela preservação do patrimônio histórico e artístico nacional de nosso Icó, sem ao menos saber os reais anseios da classe artística icoense.

Deixar de nomear Altino Afonso (historiador), Marcos Mota (diretor do Teatro da Ribeira dos Icós) e Bruno Kaoss (coordenador do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta), para simplesmente satisfazer interesses pessoais, realmente não entendemos. Os três acima citados são sem sombra de dúvida mais preparados do que a preferida deixada pela ex-secretária Jequélia Alcântara.

Enfim, caros leitores, a escolha de secretários tem que ter princípios, onde prevaleça a capacidade técnica. Só assim teremos um serviço público de qualidade.

DETALHE: A secretária interina de Saúde tem até esta quarta-feira (18) para quitar o pagamento da folha de saúde do mês de março. E a secretária interina de Cultura e Turismo tem pela frente a organização do Forricó 2012, que até agora não tem nada de concreto. Vamos aguardar o resultado do trabalho das duas, que deverão ficar nos cargos até dezembro, quando termina o mandato desta gestão.