segunda-feira, 9 de abril de 2012

"Tiradas do Baú"

Somos de uma família eminentemente católica. Sempre convivemos ao lado de pessoas assíduas da igreja e fiéis adoradoras de Deus.

Rita Farias de Alencar, avó materna desse blogueiro, era presença constante nos eventos realizados pela comunidade católica de Icó (CE), rica por possuir somente na cidade nove templos religiosos católicos. Vovó tinha verdadeira adoração pela igreja pela qual se batizou, se catequisou e se casou com o comerciante Raimundo Roberto de Alencar, que possuiu a maior loja de tecidos de todos os tempos neste município tão amado por todos nós. Mainha até hoje é considerada a primeira coroante de Nossa Senhora da Expectação, padroeira desta terra, de cor morena, o que a enche de orgulho.

A residência da família "Farias Alencar" onde hoje se localiza a Escola Bem-Me-Quer sempre recebeu milhares de icoenses, entre familiares e pessoas do povo. De lá, ninguém podia deixar de beber um açucarado café acompanhado de bolo e fatia. Algumas pessoas carentes ainda recebiam mantimentos e pedaços de pano. Dificilmente você sairia de lá sem nada na mão. Era o costume da época.

Nós mesmos adorava passear pela casa de meus avós maternos. Se fosse pela vontade de vó Ritinha tínhamos sido padre. Tínhamos ido estudar no Seminário para posteriormente exercer a função de sacerdote. Mas o destino quis que fôssemos jornalista e aqui estamos até hoje exercendo esta profissão desde o ano de 2003. Apesar de que consideramos um jornalista como sendo uma vocação e não uma profissão. Já dizia o grande jornalista Claúdio Abramo, autor do clássico "A Regra do Jogo".

Pois bem! O tempo passa rápido. Vovó Ritinha faleceu em 1997 e aqui só ficou saudades. Tivemos a felicidade de ter tido brilhantes familiares e que hoje, infelizmente, não estão mais entre nós. São momentos, com certeza, vividos e jamais esquecidos. Só nos resta deixarmos todos eles guardados na memória e lembrar sempre de nossos antepassados, como vovó Ritinha e muitos outros que já se foram e que hoje reinam no andar de cima.

Este é o "Tiradas do Baú" dessa segunda-feira (09). É a lembrança de um ente querido e que ficará guardado sempre no nosso coração.