quarta-feira, 4 de abril de 2012

Artigo - "A Fortaleza Bela dos Gays"

Por Inácio Sousa (foto)
Ativista LGBTT do Ceará
Assessoria de Imprensa - Regional IV

A gestão de Luizianne Lins, prefeita da nossa cidade, foi objeto de avaliação pela população pouco antes do final do ano passado. Luizianne ficou, segundo o Datafolha, em último lugar entre os oito prefeitos de capitais pesquisadas, recebendo nota 4,4. Em sentido contrário aos demais serviços ofertados pelo governo municipal, o segmento LGBTT de Fortaleza não tem do que reclamar à prefeita. Sua administração foi e é única a realizar políticas públicas que contemplam gays, lésbicas e afins. É bem provável que sua atuação como parlamentar no passado possa explicar essa “afinidade” com o segmento ou, quem sabe, a aproximidade do mesmo com Luizianne. De qualquer forma, ela já inovou ao incluir os gays e lésbicas no Orçamento Participativo, sendo Fortaleza a única cidade do Brasil a ter OP específico para população LGBT, para que eles mesmos decidissem onde a prefeitura deveria investir os recursos destinados as obras e serviços.

No primeiro ano de seu governo, Luizianne Lins criou a Coordenadoria da Diversidade Sexual que mais tarde seria subordinada a também recém criada Secretaria de Direitos Humanos. Uma de suas grandes medidas foi instituir no calendário municipal o Dia da Consciência Homossexual comemorado em 28 de Junho, além de sancionar a lei 9.136/2006 que concede benefícios previdenciários aos servidores municipais com orientação homoafetiva. Na cultura, em parceria com a ONG CenaPop ela implementou o For Rainbow, um festival de cinema com filmes de temática homodirecionada. Em seu segundo mandato, a prefeita aperfeiçoou o For Rainbow, que passou a ser um festival de múltiartes como cinema, dança, literatura, música e teatro. Desde 2005, 66 casais homossexuais já receberam casa da Prefeitura de Fortaleza. No eixo de esportes, foi criado os Jogos da Diversidade Sexual com o intuito de unir através de atividades esportivas e lúdicas como futebol, voleibol, arremesso de bolsa, carimba e corrida com salto, toda a diversidade que abrange a sexualidade humana. E ainda, toda a última quarta-feira de cada mês é realizada no Parque da Liberdade (Criança) a Quarta Cultural, evento em que os mais diversos artistas LGBTT’s da cidade se apresentam mostrando os seus talentos. Em 2010, foi implementado o Centro de Referência Janaína Dutra com o objetivo de atender aos homossexuais vítimas de violência física e psicológica. O equipamento municipal conta com uma advogada, uma assistente social e uma psicóloga, e vem, sem dúvida nenhuma, em boa hora nesses tempos de homofobia. Como se não bastasse todas essas políticas públicas, Luizianne presta apoio todos os anos a Parada Pela Diversidade Sexual de Fortaleza, realizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca, o GRAB. Um momento de empoderamento e visibilidade dos sujeitos LGBTT.

Nas próprias palavras de Luizianne, a “Fortaleza Bela” é um conceito filosófico, algo que está em construção, no porvir. Como podemos constatar, a “Fortaleza Bela” dos gays está sim sendo construída, e para um futuro bem próximo.

# Artigo publicado no Jornal do Jardim América, em sua edição do dia 14 de março de 2012. A publicação é destinada para os moradores do bairro Jardim América e adjacências. Após sair neste veículo de comunicação, com exclusividade, o articulista nos enviou por email e aqui está ele postado na íntegra.