segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rompimento? O que pensar da eleição 2012 na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção?

Não é só em Icó que a eleição 2012 já toma conta das ruas. Em Fortaleza também. É aqui na capital do Estado onde teremos o maior número de candidatos a prefeito. A tendência é de segundo turno. A expectativa gira em torno de quem será o sucessor da prefeita Luizianne Lins (PT), alvo de constantes críticas atualmente, principalmente, por setores conservadores da política fortalezense.

Até o exato momento temos como pré-candidatos ao Palácio do Bispo, o deputado estadual Heitor Férrer (PDT), o senador Inácio Arruda (PCdoB) e o vereador Marcelo Mendes (PSC), com quem tivemos o privilégio de debater muita política nos tempos de TV União. Ele como sócio da emissora e nós como coordenador de Jornalismo nos idos de 2005 e 2006.

O PT, partido da atual prefeita, promete realizar prévias para decidir o melhor nome petista visando o pleito vindouro. Os vereadores Guilherme Sampaio e Acrísio Sena (presidente da Câmara Municipal de Fortaleza), o deputado federal Artur Bruno, o senador José Pimentel e o secretário de Educação Elmano Freitas estão na disputa. Apostamos no último nome, já que é o preferido da "Loura" e de várias correntes internas da legenda. É um desconhecido do povo e que ainda detém o discurso de esquerda do petismo de outrora, não mais existente atualmente. Precisa mudar urgentemente o tom eleitoral para não ser engolido pelos políticos-candidatos tradicionais.

Já o PSDB deverá vir com o ex-deputado estadual Marcos Cals na cabeça de chapa, com apoio inclusive do DEM, já que o seu principal líder político, o ex-deputado federal Moroni Torgan, está ausente da política desde 2008. Por sua vez, ele deverá disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores para arrastar seguidores de seu partido.

O PSOL, único partido genuinamente de esquerda, poderá vir novamente com a candidatura do brilhante advogado Renato Roseno. É o melhor nome da sigla na opinião desse blogueiro. Só não venham com postulações anônimas, a exemplo da ambientalista Soraya Tupinambá. O povo já provou que não aceita candidatos só para cumprir "tabela".

E se o rompimento do PSB, partido do governador, acontecer em Fortaleza, pode ter certeza de que o candidato socialista deverá sair entre a dupla Roberto Cláudio (presidente da Assembleia Legislativa do Ceará) e Ferrúcio Feitosa (secretário especial da Copa de 2014). Alguns dirigentes da legenda já deram sinais de que está na hora de abandonar o barco petista. Só Cid Gomes resiste.

O negócio é esperar os próximos acontecimentos políticos de Fortaleza. Muita água ainda vai rolar na "Terra de Iracema". Enquanto isso, a prefeita Luizianne Lins cumpre o seu mandato até dezembro, odiada por uns e amada por outros. Afinal, é a "Linda Lins da Fortaleza Horrorosa", como apregoa sistematicamente o deputado "folclórico" Fernando Hugo Colares, o "FHC" da Messejana de José de Alencar, o nosso maior romancista cearense.