segunda-feira, 16 de abril de 2012

VII Encontro de Twitteiros Culturais de Fortaleza (@ETC_Fortaleza)

[Na foto - da esquerda para a direita: Jornalistas Ticiana Rocha, Rodrigo Neto, Fabrício Carpinejar, Voltaire Xavier e Janaina Viana)

Sábado a tarde. Dia 14 de abril de 2012!

O ETC - Encontro de Twitteiros Culturais - realiza a 7ª edição de seu evento. Desta vez, é paralelo ao 2º WebFor [Fórum de Comunicação Digital] acontecido entre os dias 13 e 15 de abril, no Gran Marquise Hotel, bem em frente ao principal cartão postal de Fortaleza, a Avenida Beira-Mar de todos nós.

Mediado pela inteligente Glória Diógenes, socióloga por formação, ex-presidente da Funci (Fundação da Criança Cidadã) e ex-secretária de Direitos Humanos de Fortaleza, a mesa foi composta pelo bacharel em Física (USP), mestre em Filosofia e História da Ciência (McGill University, Canadá), José Luiz Goldfarb, além do gaúcho Fabrício Carpinejar (foto), que é escritor, jornalista, professor universitário e autor de 17 livros, e Plínio Bortolotti - jornalista, blogueiro e diretor institucional do Grupo de Comunicação O Povo.

Em Fortaleza, o ETC foi abraçado pela jornalista e editora Albanisa Lúcia Dummar Pontes (@albanisal) e a socióloga Glória Diógenes (@gloriadioge) que cuidam da organização do evento no Armazém da Cultura, Casa Editora e Espaço Multicultural.

O ETC Fortaleza faz parte do ETC Brasil que reúne twitteiros de todo o país com o intuito de disseminar a cultura e educação nas redes sociais, utilizando o twitter como seu principal canal. O movimento está presente atualmente em 18 cidades do país, espalhadas em 14 Estados, com a presença ainda em Barcelona, Turquia e Amsterdam.

O tema desse VII ETC foi "Literatura e Cultura nas Redes Sociais" e até este blogueiro está animado para ser mais um twitteiro, já que é a única rede social de referência que ainda não seguimos. A palestra foi tão empolgante que nos convenceu a criar um.