terça-feira, 17 de abril de 2012

Deputado Hermínio Resende: "Todos estão aqui. Apenas a Prefeitura Municipal de Icó não veio"

Deputado Roberto Mesquita, Victor Luiz Brasil e Voltaire Xavier

Uma parte da mesa [da esquerda para a direita]: promotor Luciano Tonet e deputados Roberto Mesquita, Hermínio Resende e Fernanda Pessoa

Publico presente - No destaque, Ricardo Veneranda, Luiz Brasil, Blogueiro e Iatagãn Dias

Agricultor Sebastião. Dele: "O perímetro foi feito para produzir e não para servir de palanque político"

Auditório lotado

"Cadê o deputado? Estamos na casa dele e ele não está aqui para nos receber". Foi neste tom que o conterrâneo José Walfrido Mororó Monteiro, o Walfridinho, atual diretor administrativo e financeiro, do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), do Governo do Ceará, usou a palavra durante a audiência pública para tratar sobre o abandono em que se encontra o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, na tarde/noite da última segunda-feira (16), no Complexo de Comissões, da Assembleia Legislativa. O encontro partiu de uma iniciativa da deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) e a frase foi direcionada para o deputado icoense Neto Nunes (PMDB).

Uma parte da audiência foi presidida pelo deputado Hermínio Resende (PSL), que é presidente da Comissão de Agropecuária da Casa. Mas foi no comando do combativo deputado estadual Roberto Mesquita (PV), vice-presidente da comissão permanente, que as maiores discussões aconteceram. Prestigiaram ainda o evento a deputada federal Gorete Pereira (PR), que prometeu defender os interesses dos irrigantes icoenses em Brasília, mais especialmente, na Câmara dos Deputados e na Esplanada dos Ministérios, e José Maria Pimenta, presidente da Ematerce.

Para Gorete Pereira, o problema do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos é um caso de polícia. Já Fernanda Pessoa considerou: "O poder público deu o peixe, mas não ensinou a pescar". Ela lembrou que a região é servida pelo rio Salgado. "Lá não falta água, falta estrutura".

Também foi discutido bastante sobre os terrenos pertencentes ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), que seriam destinados a agricultura, mas está tendo desvio de finalidade. O órgão foi representado pelo técnico Douglas Pinto, que tem mais de 30 anos de trabalho na instituição federal. Ele informou que os 294 irrigantes que ainda não receberam a escritura pública e o contrato de concessão de uso de terras em Icó serão atendidos, mas que oito mil já haviam recebido a escritura pública das terras. Ele comunicou ainda que 17 milhões serão investidos no perímetro.

Vale frisar aqui que momentos antes das discussões foi passado um vídeo amador, muito precário e com pouco áudio, sobre a situação do perímetro icoense, trazendo inclusive depoimentos fortíssimos de alguns irrigantes. Aqui destacamos esta frase: "Pobre não pode morar aqui. Aqui são terras de alto padrão" (Dácio Pinto - atual secretário de Infraestrutura de Icó e que desistiu de disputar uma cadeira no legislativo municipal).

Outros assuntos também foram amplamente discutidos, à saber: a construção do supermercado Super Queiroz (com inauguração prevista para o dia 20 de abril e construído em área federal), o loteamento em que foi transformado o bairro Cidade Nova (terrenos doados, segundo os irrigantes, para beneficiar eleitores da família Nunes), compra de votos em áreas como o GH2, o fato da Adicol não ser habilitada judicialmente para receber recursos e verbas públicas, o Plano Mais Irrigação (a ser lançado em breve pelo governo Dilma) e uma casa do DNOCS doada para uma assessora do deputado Neto Nunes (à época sua namorada).

É bom frisar que nenhum representante da Prefeitura Municipal de Icó esteve presente, nem mesmo o secretário de Agricultura, Mailton Bezerra (PMDB). Mas, em contrapartida, o gerente regional do DNOCS/Icó, Eliseu Amâncio, participou ativamente das discussões. Bastante hostilizado por alguns irrigantes, teve o uso da palavra. Saiu de lá, sem convencer a maioria dos presentes, ele que é aliado de primeira hora da gestão do prefeito Marcos Nunes (PMDB). Há cinco meses a frente do órgão, foi indicado pelo deputado Neto Nunes.

Presenças marcantes: vereadores Ítalo da Paz (DEM), Maria do Cal (PSL) e Gilberto Barbosa (PSDB); Margarida Pereira (representante do MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores), Rubens Brasil (Rádio Brasil FM e pré-candidato a prefeito de Icó pelo PR), Lourival do Sindicato (PT), advogado Kerginaldo Cândido (PT), Juscelino Leandro (ex-secretário de Agricultura e presidente de partido), José Walfrido Mororó Monteiro (Rádio Icó FM), Luciano Tonet (promotor de Justiça), ex-prefeito Jaime Júnior (pré-candidato a prefeito de Icó pelo DEM), José Santana (representante dos irrigantes), Victor Luiz Brasil (site Icó é Notícia e pré-candidato a vereador), Diana Araújo (presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - Sindsepmi) e mais de 100 irrigantes icoenses.

Transmissão: Devido a problemas técnicos, a TV Assembleia (canal 30) não pôde transmitir a audiência para o município de Icó. O sinal voltará normalmente na próxima sexta-feira (20), segundo o diretor da emissora, Leonardo Borba. Mas a rádio Brasil FM fez o seu papel de bem informar. Transmitiu, na íntegra, todas as discussões e o povo de Icó ficou por dentro sobre tudo o que foi debatido durante este encontro.

Promotor Luciano Tonet x quadro "Entre Aspas": Muito correto e educado, o promotor de Justiça da Comarca de Icó fez um aparato geral sobre a situação do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, salientando que a relação entre o DNOCS e o município é "complexa". "Temos realmente muitos problemas em Icó, mas a população mudou e está atuando de forma mais efetiva", disse. Afirmou ainda que hoje Icó tem cerca de 180 ações civis públicas. E a maioria é por improbidade administrativa, inclusive de alguns que estão aí pretendendo disputar a eleição 2012. Em breve entrevista com o doutor Luciano Tonet aqui no quadro semanal "Entre Aspas" deste Blog.

Frase da Semana: "Em cima da pobreza, eles fazem os currais eleitorais" - deputado estadual Roberto Mesquita, numa flechada com endereço certo. Para um bom entendedor, meia palavra já basta.

# Fotos: Blog do Rubens Brasil