quinta-feira, 12 de abril de 2012

Parte I foi a CPI dos Correios, que acabou no mensalão. Será que agora vai ser a CPI do Fim do Mundo parte II?

Dilma Rousseff se reuniu com Barack Obama na Casa Branca, nos Estados Unidos

"Provarei que sou inocente", afirma o senador Demóstenes Torres, na reunião do Conselho de Ética do Senado Federal

Excelente médico e o pior prefeito da história de Icó (CE). Os anais estão aí para comprovar

Em tempos de escândalos envolvendo parlamentares federais, eis que o governo Dilma Rousseff tem ótimos motivos para comemorar.

A gestão petista foi bem avaliada por recentes pesquisas de opinião, como a que foi encomendada ao CNI/Ibope. O governo Dilma é considerado "ótimo/bom" por 56% dos brasileiros, mesmo percentual registrado em novembro do ano passado. 34% avaliaram a administração como "regular" e apenas 8% disseram que é "ruim/péssimo".

Mais positivos ainda foram os índices de aprovação da presidente Dilma Rousseff (PT), que cresceram de 72% (novembro) para 77% (março). No mesmo período, houve queda da desaprovação, que passou de 21% para 19%.

Esta extraordinária popularidade deve ser creditada sim ao governo do ex-presidente Lula (PT). Mas a presidente Dilma Rousseff tem seus méritos também. Alguns analistas políticos chegam a afirmar que a atual gestão é melhor do que foi o início do governo anterior.

E isso é verdade, sim! O início do governo Lula foi bombardeado por denúncias de corrupção, mensalão, etc e tal. Vocês se lembram? Já agora o que vemos são ministros sendo demitidos por atos irregulares em diversas pastas da administração federal. A presidente Dilma governa com "mão de ferro", diferentemente de seu antecessor e padrinho político. Veio da gestão para a política. Deve ser por isso que tem certas coisas que a fazem diferente de muitos gestores espalhados por este Brasil.

Se o início do governo Lula tivemos bombardeio de tudo o que é lado, com Zé Dirceu comandando um esquema de corrupção eficiente, com Dilma foi diferente. É justamente a oposição que sofre as consequências. O então paladino da ética e da moral, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) tenta provar a sua inocência no episódio envolvendo o bicheiro Carlinhos Cachoeira. A CPI já foi instalada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, com a participação de todos os partidos. O senador Humberto Costa (PT) aceitou ser o relator, depois da recusa de cinco parlamentares.

Só lembrando que, como em toda CPI, a situação tentará atingir a oposição e vice-versa, o importante é investigar este fato, que já pode ser considerado o mais grave caso de infiltração do crime organizado nas instituições públicas. A CPI é de fato o melhor instrumento para se tentar jogar luz nesses porões, pelo poder que tem de quebrar sigilos e tomar depoimentos. Se isso tivesse acontecido em Icó, no Ceará, com o ex-prefeito Cardoso Mota (PSB), a situação desse município era outra bem diferente. Pena que a nossa Câmara Municipal sempre foi omissa e jogou para debaixo do tapete os numerosos escândalos de corrupção praticados contra o erário público icoense entre 2005 e 2008. É a realidade nua e crua comungada pelo então presidente da CMI, vereador Evandro Juvino (PSD), que tentou de todas as formas abortar a comissão processante num nítido coluio esquematizado naquela ocasião.

# José Dirceu: O ex-ministro todo poderoso do governo Lula, José Dirceu, estará em Fortaleza na noite dessa sexta-feira (13), participando da abertura do 2º WebFor - Fórum de Comunicação de Fortaleza. O evento se realizará nas dependêncais do Gran Marquise Hotel, na Avenida Beira- Mar, e o Blog se fará presente durante os três dias (sexta-feira, sábado e domingo). Zé Dirceu é acusado de ter chefiado o maior esquema de corrupção do Brasil, o conhecido "mensalão", a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), agora presidido pelo correto ministro Ayres Brito. Na época, ele era ministro da Casa Civil, substituído depois por Dilma Rousseff, logo se destacando e virando presidente da República sob as bençãos do popular Luís Inácio Lula da Silva, o torneiro mecânico que chegou onde sempre quis e sonhou. Zé Dirceu também foi deputado federal, hoje cassado e inelegível por oito anos, além de ter sido presidente nacional do PT. Como este evento é bastante plural, espera-se muitas perguntas a respeito do mensalão. Quem comparecer, verá!