segunda-feira, 5 de março de 2012

"Tiradas do Baú"

Outubro de 2012. Eleição direta para prefeito, vice-prefeito e vereador. O Brasil inteiro elegerá seus próximos governantes e representantes. Alguns tentarão a reeleição. Outros colocarão seus nomes pela primeira vez a disposição do povo.

É nos municípios que o povo reside. E onde temos as maiores demandas envolvendo a população. Por este motivo, a discussão deve ser mais ampla e envolvente. Pois bem! O "Tiradas do Baú" desta segunda-feira (05) é direcionado aos diversos vices-prefeitos que já contribuíram com o município de Icó (CE).

Muitos, infelizmente, não estão mais entre nós. Antônio Barbosa de Souza (vice do primeiro mandato do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias) e Jaime Alencar (vice do ex-prefeito Oriel Nunes) são icoenses (já falecidos) que tiveram a honra de serem vice-prefeitos da terrinha. Cada um com seu estilo e sabedoria. O primeiro também foi presidente da Câmara Municipal. Já o segundo também assumiu a Prefeitura Municipal na década de 1970.

Tivemos ainda outros nomes que devem ser lembrados. É o caso de Edimir Peixoto (vice do ex-prefeito Walfrido Monteiro Sobrinho), Chico Nunes (vice duas vezes, do ex-prefeito Aldo Monteiro e do segundo mandato do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias) e Fabrício Moreira (vice dos dois mandatos seguidos do ex-prefeito Neto Nunes). Os três colaboraram com as suas administrações, com destaque para o último, que obteve sucesso e teve uma atuação excelente como segundo mandatário do Palácio da Alforria. Enfim, esteve presente em todas as ações e atividades promovidas pela gestão NN. Já o primeiro é dono de importante cartório em Icó e o segundo já foi vereador, presidente da Câmara Municipal e é agricultor por formação.

Os dois últimos vice-prefeitos são Jaime Júnior (vice do ex-prefeito Cardoso Mota) e o atual Charles Peixoto (vice do atual prefeito Marcos Nunes). É bom abrirmos um parêntese para salientar que o primeiro assumiu, por oito meses ininterruptos, o comando da Prefeitura Municipal em virtude do afastamento, por ordem judicial, de seu titular, obtendo, à época, um grande índice de popularidade.

Mas, a partir de 2013, quem será o nosso vice-prefeito? Será o atual Charles Peixoto? Ou não? Teremos um novo protagonista político assumindo este importante cargo? Quem poderá ser o postulante na chapa de oposição? Até agora pouca coisa foi falado a este respeito. Enquanto isso, os dias passam e as convenções municipais se aproximam. Será Juscelino Leandro? O que você acha de Nilson Kleber? Maria do Cal está preparada? Ou Ítalo da Paz é mais forte eleitoralmente? Ou o vice vem lá do Pará mesmo, como alguns preconizam? Eis a questão!

Que o próximo vice-prefeito de Icó seja mais atuante e esteja mais próximo do conjunto da população icoense. Vice não é só para receber seu pomposo salário. É também para trabalhar em prol da coletividade. Somos daqueles que acreditamos que todo vice-prefeito deve ter outra função na administração pública, como compor alguma Secretaria Municipal. No Icó recente, somente o advogado Fabrício Moreira teve destacada atuação em duas importantes pastas, a da Agricultura e a da Educação, paralelamente ao cargo de vice-prefeito. Fica a dica!

Lembre-se: vice que não tem função, faz "besteira". A traição é maior e os falatórios nos bares e esquinas da "vida" são uma verdadeira constante.