quinta-feira, 8 de março de 2012

Quem é Nogueira Acioly, ex-governador do Ceará?

Neste prédio nasceu o comendador e ex-governador Nogueira Acioly (atual Prefeitura Municipal de Icó)

Antônio Pinto Nogueira Acioly ou simplesmente Nogueira Acioly (foto) foi governador do Ceará por mais de 20 anos. O seu governo ficou conhecido como "Oligarquia Acioly". Nascido em Icó (CE), onde hoje funciona a Prefeitura Municipal, é mais um icoense a figurar a lista de dez nomes da enquete intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos?", estampada bem aí no canto direito de seu computador.

Oligarca, Nogueira Acioly governou o Ceará com "mão de ferro". A sua história se confunde com o governo das mudanças exercido pelo ex-governador Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB). Os dois possuem os maiores números de governo cearenses. O primeiro, administrou o Estado por 24 anos. Já o segundo, exerceu o mandato por 12 anos. Enquanto isso, os tucanos ficaram no poder por longos 20 anos (Tasso - três vezes, Ciro Gomes - uma vez e Lúcio Alcântara - uma vez).

Por sua vez, não temos muito o que comemorar perante o governo de Nogueira Acioly. Muito pelo contrário. Odiado por muitos, fez um governo aristocrático em benefício de poucos. Na época, prevalecia o ditado histórico: "Olho por olho, dente por dente". Altamente conservador, praticamente não existia oposição. A Assembleia Legislativa era uma espécie de subordinção aos desmandos e abusos de poder do chefe do poder executivo de então.

Enfim, para compreender melhor a história do ex-governador Nogueira Acioly, icoense por natureza, visite o Memorial Pontes Neto, localizado no térreo da Assembleia Legislativa do Ceará, obra inaugurada pelo então presidente Domingos Filho (PMDB), atual vice-governador do Ceará. Vale a pena conhecer.