terça-feira, 20 de março de 2012

"Lei cria banda de música municipal e bolsa orquestra"

Banda Maestro Gonçalo Farias dos Santos durante apresentação na Casa de Câmara e Cadeia

Foi sancionada pelo prefeito de Icó (CE), Marcos Nunes (PMDB), a lei que cria a Banda Maestro Gonçalo Farias dos Santos, além da institucionalidade da "bolsa orquestra" para os músicos que participam do grupo musical.

A Lei nº 778/2012, de 01 de março de 2012, "é um marco legal para a cultura do município de Icó", segundo o Blog Icó Cultural. O que concordamos em número, gênero e grau. Para quem sempre creditou algumas críticas construtivas para a Secretaria de Cultura e Turismo, temos que reconhecer que esta conquista é benéfica para a terra icoense, rica por nos presentear com um valioso patrimônio histórico e artístico nacional.

Por sua vez, o projeto tem regras pré-estabelecidas, o que é altamente natural. Os candidatos a músico devem ter entre dez e 35 anos (salvo se for portador de necessidades especiais), ser aprovado em seleção, apresentar autorização de responsável no caso dos menores de 18 anos, comprovar bom rendimento escolar e conduta disciplinar incensurável e ter cursado no mínimo o ensino fundamental.

As bolsas de estudo serão pagas pelo governo municipal, com recursos próprios. Serão 22 bolsas, no valor de R$ 200,00 cada uma. Os contemplados irão participar do programa por 12 meses, podendo ser renovados por igual período. A nomeação dos bolsistas será feita através de portaria assinada pelo prefeito.

Vale frisar que é a primeira vez que o poder público icoense cria efetivamente uma política pública que atende as demandas no setor cultural local. É uma luta que vem sendo brilhantemente conduzida pelo Núcleo de Música Sobrado Canela Preta desde 2007, durante a primeira gestão da secretária Jequélia Alcântara e do coordenador Daniel Bruno.

Parabéns pela ação cultural. Quando se quer realizar muito, pelo pouco que temos, o resultado é profícuo e louvável.

Que venha a criação do Sistema Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura.

# Crédito da imagem: Blog Icó Cultural.