sábado, 3 de março de 2012

Quem é José Walfrido Monteiro, ex-prefeito de Icó (CE) e ex-deputado estadual?



Ele foi prefeito de Icó (CE) e deputado estadual. O seu pai e um de seus irmãos também foram prefeitos deste município. Até hoje é lembrado por muitos icoenses como um grande político, habilidoso orador e excepcional advogado.

Estamos nos referindo a José Walfrido Monteiro (foto), mais um a figurar na lista de dez nomes que estampa a enquete intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos?", bem aí no lado direito de seu computador.

Pois bem! Zé Walfrido teve uma morte prematura, em um acidente automobilístico, aqui em Fortaleza (CE), no início da década de 1980. Muito o que se tem hoje em Icó é graças ao trabalho incansável desse grande homem, que enalteceu por demais a sua terra amada.

A pioneira Rádio Icó FM é administrada pela Fundação José Walfrido Monteiro, que tem um de seus filhos, Walfridinho, como carinhosamente o chamamos, como um dos responsáveis pela emissora. Como bom ator, foi velado nas dependências do imponente Teatro da Ribeira dos Icós, em um ato triste e comovente.

Foi ligado politicamente ao seu amigo e ex-governador do Ceará Gonzaga Mota. Se vivo fosse, Zé Walfrido já teria galgado um cargo no Executivo Estadual. Era muito forte eleitoralmente falando com alguns dos caciques políticos que fizeram história no Estado. Foi uma voz ativa na Assembleia Legislativa em favor de Icó e da região.

Ex-presidente da Associação de Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), Zé Walfrido empresta o seu nome à biblioteca desta instituição, que o homenageou assim: "Biblioteca José Walfrido Monteiro". Com certeza, é um político que faz muita falta para nós, icoenses!

Receba nossas mais sinceras homenagens em nome de todos que amam e dignificam o município de Icó. Para nós, este homem será sempre lembrado como um eterno prefeito e um eterno deputado estadual.