segunda-feira, 5 de março de 2012

Notas Curtas!

# Eleição 2012 em Fortaleza (CE)

A briga pelo comando da Prefeitura Municipal de Fortaleza continua esquentando os bastidores da política fortalezense. Dessa vez, o ex-prefeito e ex-governador Ciro Gomes (PSB) é o interlocutor principal. Ele afirmou que o seu partido deverá ter candidato próprio a sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT), independentemente do apoio dado pelo atual governador Cid Gomes (PSB) ao postulante petista. Com isso, deve-se configurar rompimento destas duas legendas pelos próximos dias. O petismo não abre mão da cabeça de chapa e nem tampouco os socialistas querem deixar esta oportunidade passar em branco. Pois bem! Caminhamos para uma eleição disputada no 1º turno. Já no 2º turno, salve-se quem puder!

# Lei da Ficha Limpa

Muito proveitoso a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Ceará, na última quinta-feira (01), via deputado Fernando Hugo (PSDB). A ideia foi discutir o processo eleitoral de 2012, suas consequências, metas e leis. No evento, sempre muito estudioso sobre o assunto, estava o promotor de Justiça Luís Alcântara, da Promotoria Contra a Administração Pública (Procap). Ele é aquele mesmo que foi um "calo no sapato" do ex-prefeito de Icó Cardoso Mota (PSDB), durante o processo em que este foi afastado da Prefeitura Municipal, por ordem judicial, ficando fora de suas funções por oito meses ininterruptos. Muito prestigiado, o encontro debateu assuntos de interesse da chamada "Lei da Ficha Limpa", que está causando "frisson" em muitos de nossos pretensos prefeituráveis e legisladores espalhados no Brasil inteiro.

# É esperar para conferir!

Pela excelente gestão que realiza a frente da Prefeitura Municipal de Iguatu (CE), o prefeito Agenor Neto (PMDB) deverá eleger o seu candidato. O nome mais cotado é o do seu próprio vice-prefeito, o médico João Alencar. A oposição iguatuense deverá disputar com a deputada Míriam Sobreira (PSB), que é casada com o ex-prefeito e ex-deputado Marcelo Sobreira, atual secretário-adjunto de Desenvolvimento Social do Ceará. Lá, na terra de Humberto Teixeira, deveremos ter um pleito tranquilo, ao menos que apareça "dossiês" fantasmas, uma prática corriqueira ligada a família Sobreira. Vamos aguardar!

# Plantão Policial!

Comenta-se que icoenses teriam participado do assalto ao Banco do Brasil do município de Catarina (CE). Os corpos dos bandidos ainda não foram levados para o IML, mas dois corpos foram identificados extraoficialmente e seriam naturais de Icó (CE). o fato ainda necessita de uma confirmação oficial por parte da Polícia. O primeiro tratar-se-ia de José Roberto, agricultor, residente no Conjunto Pedrinhas, Perímetro Irrigado. Tinha oito mandados de prisão em aberto na comarca de Icó. Era fugitivo da polícia. Considerado de alta periculosidade, fugiu recentemente da carceragem da DECAP - Delegacia de Capturas, em Fortaleza. Seus crimes eram desde lesão corporal grave; homicídios; pistolagens; roubos a casas lotéricas; mercantis; cargas; Correios e bancos. Era o líder do bando. A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará vinha há muito tempo tentando prendê-lo. Outro que faria parte da lista de mortos seria Jânio Mota, agricultor, residente no Conjunto Pedrinhas, Perímetro Irrigado. Segundo a polícia, Mota morava vizinho a José Roberto. No início, apenas fazia recados do líder, depois participou de um assalto aos Correios de Poço Dantas, no Estado da Paraíba, com reféns e muita violência. Foi condenado a 23 anos de prisão. Estava foragido. Em Icó, respondia a mais três mandados de prisão. (Com informações do site Icó é Notícia, jornal O Povo e Blog do Lindomar Rodrigues).

# Saúde de qualidade!

Acreditamos que a saúde será a área mais questionada na eleição 2012 em solo icoense. Muito desgastada, a saúde de Icó precisa urgentemente de dar uma alanvacada rumo a uma grande melhoria, principalmente, no setor de atendimento. O Hospital Regional necessita se organizar mais, médicos precisam ser contratados, medicamentos devem ser comprados para não faltar e os Postos de Saúde devem ser reformados. Muitos estão aquém do que a população merece. O secretário Daniel Peixoto precisa sair mais de seu gabinete refrigerado e visitar mais as comunidades, especialmente, as mais carentes. Saúde de qualidade é o que todos devem ter. É um preceito essencial contido na Constituição Federal. Ah, os servidores dessa pasta precisam ser mais valorizados e os seus pleitos atendidos, como calendário mensal de pagamento, melhores condições de trabalho e uma remuneração digna dentro do que preconiza o piso salarial de cada profissional.