segunda-feira, 12 de março de 2012

Quem é o padre José Augusto do Nascimento?

Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Igreja do Monte

Encerrando os textos dos ilustres participantes da enquete "Quem é o maior icoense de todos os tempos?", hoje trazemos até você, caro leitor, um pouco sobre a história do padre José Augusto do Nascimento.

O sacerdote tem 30 anos de sacerdócio e de dedicação a Igreja Católica, Apostólica e Romana. Destes, 29 anos somente em Icó, uma das maiores paróquias do Ceará.

Por muito tempo, padre Zé Augusto administrou sozinho a paróquia icoense. Antes, tínhamos somente uma paróquia. Depois, é que foi desmembrada e hoje temos a Paróquia Nossa Senhora da Expectação e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Sempre polêmico em alguns de seus "sermões", o sacerdote coordena atualmente as ações religiosas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Igreja do Monte (foto), um belo patrimônio histórico localizado em frente a Rodoviária Gov. Virgílio Távora e ao lado do cemitério local.

Nestes 29 anos, o padre José Augusto do Nascimento fez muito pelo município de Icó. Todas as principais festas religiosas foram realizadas a contento, principalmente, a Festa do Senhor do Bonfim, considerado o terceiro maior evento religioso do Ceará, ficando atrás de Juazeiro do Norte (Padre Cícero) e de Canindé (São Francisco).

Foi durante a sua administração paroquiana que foi concluída a construção da Igreja São José, o nosso mais novo templo religioso e que fica bem no sítio histórico de Icó no chamado Largo do Théberge. Esta obra teve o apoio incondicional da população icoense, inclusive com forte iniciativa por parte do então LEO Clube de Icó, durante a gestão da ex-presidente Roberta Mágna, que atualmente responde pela agência da UNIMED/Icó. Para quem não sabe, todas as portas que hoje ostentam a Igreja São José foi graças a uma campanha financeira promovida por este clube de serviços.

Atualmente, a comunidade católica de Icó é gerida pelos frades carmelitas, tendo a frente o Frei Rogério. Enquanto isso, padre José Augusto continua firme e forte realizando as missas e demais atividades na Igreja do Monte, cuja festa acontece anualmente no dia 08 de dezembro.

Registre-se que o sacerdote é natural do Distrito de Cruzeirinho, zona rural icoense, iniciou a sua vida como agricultor e foi também vaqueiro, até virar padre, sendo um dos orgulhos de nosso município.