segunda-feira, 26 de março de 2012

Iniciativa louvável vem lá do Conjunto Ceará, o maior bairro da América Latina

Yuri Laion

Reginaldo Sousa

Jovens realizam oficinas de construção de cenário e figurino para a Paixão de Cristo mais antiga de Fortaleza

Cerca de 20 jovens, todos moradores do Conjunto Ceará e bairros adjacentes, tiveram ponto marcado neste domingo, 25, no Projeto de Desenvolvimento Comunitário do Conjunto Ceará (Ong PRODECOM). O motivo do encontro girou em torno da fabricação do cenário e do figurino do espetáculo “Caminhos do Gólgota – A Paixão de Cristo”, que é a peça do gênero mais antiga de Fortaleza.

As atividades de criação iniciaram no começo deste mês e todos os participantes são voluntários. Além de participarem da construção de cenários, figurinos e objetos de cena, todos eles atuam no elenco da peça. Reginaldo Sousa, morador da Granja Portugal, é um deles e chegou na ONG há três anos. Segundo ele, o que mais melhorou na sua vida foi o convívio em sociedade, pois passou a trabalhar a timidez.

O elenco é formado por atores profissionais e amadores, onde a maioria deles são estudantes de escolas públicas do bairro, que passaram por oficinas onde foram desenvolvidas técnicas teatrais, como interpretação, expressão corporal, história do teatro, impostação e técnica vocal. Yuri Laion participa desde 2009, ele declara que depois da ONG não é mais o mesmo. “Minha desenvoltura mudou bastante. É um privilégio participar da montagem e mais ainda ver minha família e meus amigos me assistindo na peça. Aqui tentamos fazer o diferente do que a sociedade oferece ao jovens”, enfatiza.

:: Mais

O Espetáculo Cênico “Caminhos do Gólgota - A Paixão de Cristo” é a peça teatral do gênero mais antiga de Fortaleza. A apresentação principal acontece no Pólo de lazer do bairro do Conjunto Ceará, no dia 6 de abril, às 19h. Essa será a 29ª temporada do espetáculo. A peça já atraiu ao longo de sua história mais de 100 mil pessoas, com média de cinco mil espectadores por ano.. A apresentação e toda a sua produção é realizada pela ONG Prodecom desde 1987, quando foi formada por atores e atrizes do bairro. A apresentação é gratuita e indicada para todas as idades.

* Local: ONG Prodecom (Pólo de Lazer do Conjunto Ceará - Avenida Ministro Albuquerque Lima, s/n – 1ª etapa – Conjunto Ceará.

# Texto enviado para o Blog pelo jornalista Rogério Maia, da Assessoria de Comunicação Voluntária.