terça-feira, 6 de março de 2012

Dai-nos hoje, perdoai as nossas incoerências e não nos deixeis cair na intenção de voto. Amém!


Icó, cidade tombada nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de um povo hospitaleiro e um dos municípios que possui uma das eleições mais disputadas do Ceará. É aqui também que reside muitos problemas a enfrentar e desafios a encarar.

O próximo prefeito de Icó (CE), que poderá ser novamente o empresário Marcos Nunes (PMDB), já que tentará a sua própria reeleição, terá um grande desafio pela frente. A população icoense clama por um governo mais comprometido com o município e com sua gente. Pastas como educação, saúde e ação social, consideradas da área social, necessitam de mais projetos que atenda as crianças, os jovens e idosos, com mais escola, emprego e projetos direcionados ao terceiro setor.

O núcleo duro da administração (Finanças, Chefia de Gabinete e Procuradoria Geral do Município) necessitam fiscalizar mais o andamento do governo municipal, o que está sendo gasto pelas secretarias e o que está sendo entregue para a população. Será que todos os impostos estão sendo aplicados corretamente? O que fazer para incentivar a adimplência do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano)?

E a Infraestrutura? Está no caminho certo? Que tal discutir o espaço urbano, principalmente, no centro comercial de Icó? O que vemos atualmente na Praça Aldo Landim é um absurdo. Reformar o mercado ao lado da Escola Ana Vieira Pinheiro é uma solução para abrigar alguns feirantes que hoje perambulam pelas calçadas do comércio local. O que não pode é permancermos com aquela imundície em que se transformou o chamado "Mercado do Peixe". E o que dizer do Mercado Antigo e do Mercado Jaime Almeida Alencar? O segundo mal foi reinaugurado e já apresenta inúmeros problemas de ordem estrutural. Algo deve ser pensado para esta região. E esta discussão passa pela Secretaria de Infraestrutura.

Sobre a Cultura e Turismo não vamos nos ater muito. Os icoenses já sabem da nossa opinião acerca dessa área. Só não podemos admitir é a falta de planejamento e de gerenciamento. Uma mudança radical merece ser estudada. Caso contrário, perde o nosso patrimônio histórico, perde a população e perde a cidade que tem mais de 300 anos só de história.

Enfim, um amplo debate deve ser realizado com os nossos futuros candidatos a prefeito de Icó. Que a eleição transcorra na paz entre Marcos Nunes, Jaime Júnior (DEM) e Rubens Brasil (PR). Mas que os três nos dê a chance de rediscutir a cidade que queremos para os próximos quatro anos. Impedir a população de debater o seu município é ir na contramão dos princípios que norteiam a nova política que chegou junto com o século XXI.

Pense nisso!