sexta-feira, 9 de março de 2012

Notas Curtas!

# Manifestação à vista!

Advogados icoenses marcam protesto para o próximo dia 14 de março. O propósito é chamar a atenção das autoridades judiciais, tendo em vista que, há vários meses, não tem juiz para preencher a Vara Única, Juizado Especial e Justiça Eleitoral. A manifestação ocorrerá em frente ao Fórum local, a partir das 8 horas e deve reunir advogados que atuam nesta comarca. Existe em Icó 11.340 processos em andamento no Juizado Especial e na Vara Única, além do Eleitoral, segundo o Blog Fabrício Moreira. "Queremos uma definição do Tribunal de Justiça. A situação em Icó vem de muito longe, antes mesmo, desta generalização estadual", informou o advogado Fabrício Moreira, vice-presidente da Subseção da OAB/Iguatu. Já o advogado Manuel Guedes afirma que "o Icó é uma das comarcas mais antigas do Estado do Ceará. Não deveria ser tratado desse jeito".

# Inauguração à vista!

Até que enfim a Escola de Educação Profissional de Icó será inaugurada. O Governo do Estado marcou a solenidade para a próxima terça-feira (13), às 19 horas. A obra é fruto do brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão Cid Gomes (PSB) na área de educação no que tange a infraestrutura de escolas, creches e universidades públicas. O ex-deputado estadual e ex-prefeito José Walfrido Monteiro empresta o seu nome e é o grande homenageado do empreendimento, fruto de projeto apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado-licenciado Mauro Filho (PSB), atual secretário da Fazenda do Ceará. Zé Walfrido é um dos dez participantes da enquete "Quem é o maior icoense de todos os tempos?", estampada neste Blog, bem no canto direito de seu computador e no momento lidera a votação.

# Poder - ligação perigosa!

A prática de "dossiês" na política é um caminho perigoso. Enquanto se aproxima o processo eleitoral de 2012, a tendência é aumentar as intrigas, denúncias e futricas eleitorais. E como não poderia de ser, em Icó não é diferente. O fato mais novo que abalou as estruturas políticas da "situação" icoense é o caso alardeado, na última quinta-feira (08), quanto a ação proposta pelo Ministério Público local que pede a cassação do prefeito Marcos Nunes (PMDB), de seu vice Charles Peixoto (PSD) e de mais alguns políticos da urbe, como Evandro Juvino (PSD), Geraldo Sabino (PMDB) e Ricardo Nunes (PTB). Todos envolvidos com escândalos que remontam a eleição municipal de 2008. Nesse sentido, a "oposição" perambula por rádio local para dar o seu veredicto, como se isso bastasse. Segundo o maior líder oposicionista, ex-prefeito interino Jaime Júnior (DEM), por enquanto foi só um "track", a "bomba" deverá vir depois. No nosso modo de ver, esta prática política é perigosa e não faz mais sentido em pleno século XXI. Enfim, pode crer, estamos caminhando para termos a eleição mais suja de todos os tempos neste município. Vamos aguardar!

# PT - projeto de nome ou projeto de partido e de poder

E, por falar em eleição 2012, como se comportará o Partido dos Trabalhadores (PT) de Icó? Até agora ninguém sabe de nada a quantas anda a discussão política nesta legenda. A única vez que o partido teve candidato a prefeito foi em 1989, com o jornalista e advogado Júnior Abreu na cabeça de chapa. Depois se coligaram com várias candidaturas majoritárias. Veio a eleição desse mesmo militante para a Câmara Municipal em 1992. E, de lá para cá, somente o funcionário do DNOCS, Erivan Anastácio, conseguiu a proeza de uma primeira suplência no legislativo local. Já em 2008 indicaram Lourival do Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) como postulante a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito-tampão Jaime Júnior (DEM). Só que, à época, JJ era filiado ao PSDC (Partido da Social Democracia Cristão) e hoje ele pertence ao Democratas, fiel e ferrenho opositor dos petistas em âmbito nacional e estadual. E agora, José? Como explicar a população esta tese, caso se confirme novamente a aliança? Vamos aguardar!

# Para refletir!

"A desgraça dos que não se interessam por política é serem governados pelos que se interessam". (Arnold Toynbee).