sexta-feira, 9 de março de 2012

Salve, salve, a política icoense!


Pode ser impressão, mas a eleição 2012 no município de Icó (CE) será muito parecida com o processo eleitoral de 2004, quando tivemos como candidatos, o médico Cardoso Mota (PSB) e o advogado Fabrício Moreira (Sem Partido). Senão, vejamos!

Naquela ocasião, o prefeito era Neto Nunes (PMDB), atual deputado estadual-licenciado para resolver assuntos particulares. Enquanto este governava, o seu vice-prefeito Fabrício Moreira visitava comunidades, discursava em comícios e reuniões políticas, realizava caminhadas e carreatas, enfim, participava de sua campanha, fazendo corpo a corpo por todos os recantos do municipio de Icó. Muitas vezes, só com o apoio de amigos e correligionários. Foi uma "maratona" política difícil. Quem viveu, se lembra perfeitamente.

Apesar da dificuldade encontrada, Fabrício Moreira foi para as urnas. Mesmo sofrendo traição e com pouco dinheiro no bolso, se o mesmo tivesse vencido, o Icó teria uma grande gestão. Perfeccionista como é, corrupção nenhuma seria permitido. Aquela máxima "Não roubo e nem deixo roubar" seria uma constante. Pode crer! Mas o que vimos posteriormente foi o descalabro administrativo e corruptivo da administração Cardoso Mota, inclusive sendo afastado por ordem judicial duas vezes.

Mas, quando falamos em "traição", logo explicamos o por quê da eleição 2012 ser parecida com o processo eleitoral de 2004. Veja!

Em 2004, as Secretarias Municipais e outros órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de Icó estavam cheios de "traidores", "rebeldes" e "radicais". Tanto Neto Nunes, quanto Fabrício Moreira, acreditavam que venciam a eleição. Mas o que ocorreu foi o contrário. Até comissionados votaram na outra chapa. Ou seja: teve "traição" até dentro da coligação por parte de algumas pessoas.

Sabemos que o voto é democrático e soberano. Mas igualmente já sabemos que muitos que hoje desfrutam do poder Marcos Nunes (PMDB) só estão esperando o momento certo para "chutar o traseiro", parafraseando o secretário-geral da FIFA. Se queres ter tranquilidade na eleição de 2012, é bom começar a averiguar o que acontece nas Secretarias Municipais. Já dormir eleito é repetir o erro cometido em 2008 quando muitos acreditavam que ninguém ganhava do ex-prefeito interino Jaime Júnior (DEM).

Não somos adeptos a perseguição nenhuma, principalmente, a perseguição política. Mas, vale frisar, as Secretarias Municipais e demais órgãos da PMI estão cheios de adversários, o que facilita o trabalho da oposição icoense. Para contar esta história, reservamo-nos o direito de garantir a ocultação de nossa "fonte".

Temos dito!