terça-feira, 27 de março de 2012

Notas Curtas!

# Tudo é Possível!

Entre os dias 04 e 06 de maio, o Ceará será palco da gravação do programa "Tudo é Possível", da Rede Record e que é apresentado pela irreverente Ana Hickman. A exibição do entretenimento é sempre aos domingos, sendo sucesso de público a cada semana. Antes, nos meses de janeiro e fevereiro, o Beach Park serviu de cenário para o Caldeirão do Huck. Agora é a vez do Tudo é Possível aterrisssar por aqui. Espera-se uma programação diversificada para atender aos telespectadores brasileiros. Fortaleza será mostrada para todo o Brasil. Ou seja: nossa história, o seu turismo e, especialmente, o povo hospitaleiro que a habita.

# Mais uma fraude!

Descoberta a farsa! A Miss Canadá é gay e tentou enganar a organização do concurso Miss Universo. A jovem Jenna Talackova tem 23 anos e foi convidada a deixar o certame após os jurados descobrirem que "ela" é "ele". Este episódio é só mais uma de muitas fraudes que ocorrem nestes cansados e famigerados concursos de beleza. A fraude é uma constante nestes eventos que nada trazem de benefício para quem participa. Apenas ilusão para quem ganha. Já vimos de um tudo nestes acontecimentos realizados aqui no Ceará. Todos são "farinha do mesmo saco". Pedofilia, chantagens, sexo em troca de título e muita enganação são apenas alguns fatores que acontecem neste chamado mundo de miss e mister.

# DEM Icoense!

Sinceramente, o partido do ex-prefeito interino de Icó, Jaime Júnior, o DEM, não enriquece a política icoense. O Democratas é a mesma legenda que pertenceu o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, o Toninho Malvadeza, já falecido. É o Partido da Frente Liberal (PFL) com outra nomenclatura. É o partido que deu sustentação ao regime ditatorial em que viveu o Brasil. É o partido do hoje senador Demóstenes Torres, que estar sendo acusado de ter pedido propina (três mil) para pagar um táxi aéreo. Ele nega, mas o DEM promete ser duro, caso as denúncias se configurem como verdadeiras, inclusive com expulsão. Sabemos que no interior o povo vota de acordo com a pessoa e não com o partido, mas ser candidato pelo DEM realmente enfraquece qualquer candidatura. Tinha outra agremiação melhor não? O PSDB até que poderia ser uma opção, já que o grupo do médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias não pertence mais ao tucanato cearense. Seria muito melhor votar no 45 do que no 25.

# Mas...

... já que pertence a um partido atualmente "nanico", o ex-prefeito interino de Icó Jaime Júnior terá que se desdobrar muito para conseguir apoio de nível estadual e federal. Hoje, o DEM é um aliado de primeira hora do PSDB. Isso ocorre desde os dois governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando o ex-senador Marco Maciel foi o seu vice-presidente. No Ceará, a tendência é o DEM apoiar as candidaturas tucanas. Em Icó será o contrário. A tucanada icoense, agora sob o poder da família Barboza, apoiará a candidatura de JJ rumo ao Palácio da Alforria. Resta saber se esta candidatura terá competência para reunir em seu palanque os caciques estaduais da agremiação, como o ex-deputado estadual e atual presidente estadual do PSDB, Marcos Cals; o ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati, e o ex-deputado federal Moroni Torgan, que está afastado da política desde 2008. Resumo da ópera: O DEM no Ceará possui somente um deputado estadual (Idemar Citó) e nenhum representante na Câmara dos Deputados. Já foi grande e hoje está tão nanico que quase não ouvimos falar nele. Enfim, é um dos três partidos que farão parte da eleição majoritária de 2012 no município de Icó. Os outros dois são o PMDB e o PR.

# "Águas de Março!"

Dinheiro para licitação fraudulenta, para festas populares e para a corrupção tem de sobra. Mas falta dinheiro para educação, para a saúde e para habitação. Sobre este último item queremos tecer aqui um comentário. É impressionante como todo ano chove por este período e nada é feito pelos governos para amenizar os problemas causados pelas enchentes. Quem sofre com este descaso é a população mais carente. Aqui em Fortaleza é triste a realidade. A periferia acaba sofrendo as consequências. Pouca ação é feita em prol desse contigente de pessoas. Com a chuva desta terça-feira (27), a situação se agrava ainda mais. Seria de bom aviltre se os nossos governantes saíssem de seus gabinetes palacianos e fossem dar um "passeio" pelas margens do Rio Maranguapinho, por exemplo. Nesta localidade, o povo está ilhado e sem perspectivas de nada. Estamos no mês de março de 2012 e desde março de 2011 que deveríamos ter feito algo, sabendo que novamente teríamos uma quadra invernosa proveitosa. Mas, não! É como cantar a música de Tom Jobim: "São as águas de março fechando o verão, é a promessa de vida no teu coração".