quinta-feira, 22 de março de 2012

Pais, profissionais da saúde e educação discutem sobre como a análise comportamental ajuda no desenvolvimento infantil

CONVITE

O desenvolvimento infantil saudável é uma preocupação unânime entre pais e professores. Focando neste assunto, o Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR) realiza, no dia 31 de março, 8h30min, o V Encontro Café com Prosa, com o tema “A Importância da Psicomotricidade Relacional para o Desenvolvimento Infantil”. Os debates serão gratuitos e voltados principalmente para os profissionais da educação e saúde, além de pais e demais interessados.

Nesta quinta edição do evento, o CIAR traz a Fortaleza uma convidada especial, a francesa Anne Lapierre, criadora do método da Psicomotricidade Relacional e Análise Corporal da Relação, que conduzirá o debate com a Psicóloga Isabel Bellaguarda, diretora do CIAR no Brasil e Doutora Honoris Causa em Psicomotricidade Relacional.

Para Isabel, o evento se reveste de importância ímpar por gerar uma troca de ideias sobre o comportamento humano. “É um espaço para refletir sobre as vivências do dia-a-dia da vida moderna, para procurar novas soluções para problemas dessa sociedade, além de criar estratégias relacionais para as crianças na sua convivência com pais e educadores”, destaca.

O V Encontro Café com Prosa será aberto ao público mediante inscrição prévia, já que as vagas serão limitadas.

Sobre a Psicomotricidade Relacional

Através do método da Psicomotricidade Relacional, o profissional estimula o desenvolvimento do Ser recorrendo, principalmente, a leitura e decodificação dos comportamentos por meio dos sinais corporais. Toda a arte do Psicomotricista Relacional está em permitir que os pacientes, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos, brinquem enquanto ele trabalha com eles, sem que percebam que estão sendo trabalhados. “Neste método utilizamos jogos espontâneos e simbólicos, vividos preferencialmente em grupo, respeitando a faixa etária para cada grupo, onde há a possibilidade de uma escuta autêntica dos desejos e necessidades manifestados para, assim, viabilizarmos novas estratégias relacionais que estimulem a tomada de posições positivas diante dos grupos de pertinência do sujeito”, explica a psicóloga Isabel Bellaguarda.

* Serviço: V Encontro Café com Prosa

Data: 31 de março de 2012

Horário: de 8:30h às 11:00h

Local: Ciar - Rua Monsenhor Catão, 1179, Aldeota Fortaleza – CE

# Texto enviado para o birô do Blog pelo jornalista Rodrigo Neto, da Inove Comunicação.