sábado, 3 de março de 2012

Direto do Site Icó é Notícia, e com informações do Blog Diário Centro Sul e Diário do Nordeste

Uma manifestação promovida por um grupo de servidores municipais da Secretaria de Saúde, na Coluna da Hora de Icó, movimentou, a manhã desta sexta-feira [2], o centro comercial icoense.

O ato público, denominado "Paradão da Saúde", pediu a implantação de um calendário de pagamento, reajuste salarial, melhores condições de trabalho e de atendimento à população. De acordo com nota divulgada pelo sindicato “o gestor não cumpre o pagamento de direitos básicos, não há calendário de pagamento, reajuste salarial está atrasado e as condições de trabalho são precárias nas unidades do Programa Saúde da Família [PSF] e no Hospital Regional de Icó”.

“Clamamos por uma melhor qualidade dos serviços de saúde em favor da população e dos servidores que não são valorizados”, frisou. “Equipamentos estão quebrados, faltam médicos, medicamentos básicos e os exames demoram ser ofertados”, disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó [SINDSEPMI], Diana de Araújo Moura.

ESCLARECIMENTOS - O secretário de Saúde do município de Icó, Daniel Peixoto, esclareceu que a administração considera justa a reivindicação do servidor de implantação de um calendário de pagamento mensal. “Infelizmente, o município não tem recursos próprios para efetuar o pagamento dos servidores do setor e depende de transferência de recursos do governo federal e do Estado”, explicou. “Esses repasses variam e atrasam”. O secretário rebateu críticas quanto ao atendimento de saúde e disse que a atual administração dobrou o número de equipes do PSF, está construindo novas unidades e contratou mais médicos e especialistas.