sábado, 10 de março de 2012

Quem é Heráclito Graça, escritor, filósofo e político?


Com nome até em importante avenida de Fortaleza, o escritor Heráclito Graça (foto) é natural de Icó (CE) e é um dos dez nomes que estampam a enquete deste Blog intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos?", localizada bem no canto direito de seu computador.

Filósofo e amante da boa literatura, Heráclito Graça pertenceu a Academia Brasileira de Letras, tendo inclusive vários livros publicados. Ele também foi advogado, sendo formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (PE) em 1856. Foi depuatdo provincial e deputado geral pelo Maranhão (MA), além de presidente da Paraiba e do Ceará, sempre pelo Partido Conservador.

Posteriormente exerceu a advocacia no Rio de Janeiro e a consultoria jurídica no Ministério das Relações Exteriores. Sua principal obra literária foi "Fatos da Linguagem", publicado em 1904. Ainda pertenceu a Academia Cearense de Letras e ao Instituto do Ceará.

Veio a falecer no Rio de Janeiro no dia 14 de abril de 1914. Seu pai é o famoso José Pereira da Graça, mais conhecido como Barão de Aracati. Já a sua mãe é Maria Adelaide da Graça. A sua família, vale frisar, morou muito tempo no Estado do Maranhão e na capital carioca. Mas as suas raízes são tradicionalmente cearenses, tendo deixado o seu cordão umbilical justamente no município de Icó, sua terra natal.

Infelizmente, não existe sequer uma justa homenagem em Icó para este homem que muito dignificou o nome da terrinha pelos vários recantos espalhados por este Brasil. Está mais do que na hora deste reconhecimento acontecer. Fica a dica!