sexta-feira, 30 de março de 2012

Notas Curtas!

# Blogueiros Icoenses!

Icó hoje possui muitos blogs, sob os mais variados temas. Isso é muito bom para uma sociedade que clama por mudanças. A notícia é a matéria-prima do jornalismo. E esta bandeira os blogueiros icoenses tem levantado sempre. Os nossos blogs aborda tudo aquilo que o público necessita saber, tudo que o público deseja falar. Estão todos de parabéns, em especial aos veículos assinados pelos icoenses: Fabrício Moreira, Nacélio Cavalcante, Rubens Brasil, Luan Sarmento e Cristiane Figueiredo, além do Icó Repórter e do Icó Cultural. Em nomes deles parabenizamos a todos os canais da blogosfera icoense. É muito bom ver que todos nós estamos trabalhando unidos. Basta ver a repercussão do caso "Evandro Juvino". Muitos desses blogs deram destaque a esta grande novela da vida real. É sinal de que a informação é muito importante. E isso já fala por si só. Ela é "a inteligência exata e oportuna dos acontecimentos, descobertas, opiniões e assuntos de todas as categorias que interessam aos leitores", tão bem afirmada pelo jornalista e teórico da comunicação, Felipe Pena, em seu livro Teoria do Jornalismo. Enfim, recebam nossos parabéns mais uma vez e vamos em frente porque atrás vem gente. Sucesso sempre!

# Icó é Notícia!

E no meio desta diversidade de blogs icoenses, temos o site Icó é Notícia, o maior sítio eletrônico da região Vale do Salgado. É o nosso número 1 quando o assunto são informações referentes ao município de Icó. Sempre atualizado pelo jornalista Yuri Guedes, é, sem dúvida, um rico canal de comunicação e que engrandece a todos nós. O Icó pode ser dividido em duas partes: antes do Icó é Notícia e depois do Icó é Notícia. Pois bem! Neste dia 30 de março (hoje), o IN está completando quatro anos de existência e de muita história. Para breve, os seus moderadores prometem várias mudanças, inclusive, incluindo a juventude da terrinha, tão carente por ações do poder público local. Em nome de todos os nossos leitores, receba também os nossos mais efusivos votos de parabéns e sucesso, certos de que a nossa parceria será sempre pautada com seriedade e apreço. Avante! E muitos anos de vida... O Icó agradece por vocês existirem!

# Entretenimento ou Espetáculo?

Não somos adeptos ao reality show chamado "Big Brother Brasil", que é exibido anualmente pela Rede Globo. Com o término desse entretenimento, na noite da última quinta-feira (29), resolvemos aqui tecer um comentário. O programa é tão pobre de conteúdo que chega a ser ridículo. Na sua 12ª edição, o BBB deste ano já pode ser sim considerado o pior de todos os tempos, desde que foi apresentado pela primeira vez em 2000. É bem verdade que ainda tem milhares de telespectadores que assiste a atração global. Mas é igualmente verdade que tudo não passa de um circo armado, onde durante o dia, os brotheres e as sisters só fazem dormir e comer. E na parte noturna agem como um bando de marionetes sob a supervisão de Pedro Bial, o jornalista que largou a profissão. Já fomos fã desse profissional, era um de nossos ícones nacionais. Hoje, não passa de um animador de plateia. Enquanto isso, o povo brasileiro consagrou mais uma celebridade instantânea. Fael, o veterinário, ganhou o prêmio de um milhão e meio. Já Fabiana ficou em segundo lugar e o modelo Jonas com a terceira colocação. Enfim, nada contra para quem acompanha este tipo de espetáculo. Apenas a mídia produz celebridades para poder realimenta-se delas a cada instante em um movimento cíclico e ininterrupto. Até os telejornais são pautados pelo biográfico e acabam competindo com os filmes, novelas e outras formas de entretenimento. É uma Disneylândia de notícias, como se os redatores-chefes fossem Mickey Mouse e Pateta.

# Parece que foi ontem!

BLOG: O senhor não acha que as urnas já se manifestaram por mudanças nas últimas eleições (2008)? JAIME: Acho. Aliás, tenho certeza. Se uniram todos os caciques, com dinheiro e poder, com muita gente trabalhando diuturnamente. Eram cabos eleitorais em todos os recantos do Icó. Se a eleição fosse igual, os Quilons e os Netos iriam levar a maior surra da história. Mas o sinal foi dado. Explico. Lúcio Alcântara venceu as eleições do José Airton por apenas 2.750 votos para governador. Na segunda disputa, Lúcio perdeu por mais de 1 milhão de votos. O aviso já foi dado. Já estamos contando o tempo. Aguardem-nos! (Trecho extraído do arquivo do Blog Fabrício Moreira. Logo após perder a eleição municipal de 2008 para o atual prefeito de Icó, Jaime Júnior (DEM), que novamente disputará o Palácio da Alforria em 2012, concedeu entrevista exclusiva. JJ já foi vice-prefeito (2005-2008) e prefeito interino entre outubro de 2007 e maio de 2008. Vale aqui este registro de um dos nossos próximos entrevistados do quadro "Entre Aspas". Aguarde!