segunda-feira, 5 de março de 2012

Quem é dona Glória Dias, matriarca icoense?

Sobrado de dona Glória Dias - Sítio Histórico de Icó (CE)

Ela foi dona de um dos casarios mais belos de Icó (CE). Foi também uma das matriarcas mais importantes deste município. Trata-se de dona Glória Dias, que é lembrada por nós na enquete deste Blog, intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos?", publicada bem aí no canto direito de seu computador. Veja!

Pois é! Dona Glória Dias é uma de nossas principais personagens do Icó Antigo. Seu sobrado até os dias atuais permanece na cidade. Localiza-se na Rua Desembargador José Bastos, antiga Rua das Almas e que até hoje é conhecida como Rua das Tamarindas, devido aos centenários pés de tamarindeiros existentes neste lugar.

Conta-nos os estudiosos de Icó, como os historiadores Miguel Porfírio de Lima (in memorian) e Altino Afonso, técnico da Secretaria de Cultura e Turismo, que dona Glória Dias travou importante batalha contra um dos homens mais poderosos desta terra, o Barão do Crato, que residiu em um imponente sobradão, bem próximo de sua residência.

Certa vez, o Barão do Crato mandou seus "capangas" colocar o seu gado bem em frente a residência de dona Glória Dias, acarretando uma verdadeira briga e confusão. Sabendo disso, a matriarca resolveu logo a situação: mandou o barão retirar o seu gado do lugar, com a promessa de que se não o fizesse imediatamente, iria mandar soltar milhares de bombas, o que acabou acontecendo.

Estas bombas posteriormente serviram para enaltecer e celebrar ainda mais a tradicional Festa do Senhor do Bonfim, nosso padroeiro e acontecida anualmente entre dezembro e janeiro. Até os dias atuais, este festejo é realizado com fervor e devoção pelos milhares de icoenses e visitantes.

Aqui abrimos um parêntese para incentivar o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) a restaurar o magnífico sobrado de dona Glória Dias, atualmente com a parte superior sem uso. Ali daria para abrigar o museu histórico de Icó, que tanto foi aplaudido durante o VII Encontro Estadual de Jornalistas do Interior, acontecido em outubro de 2011, neste município. Ideia proposta pelo vice-governador Domingos Filho (PMDB) e cujo presidente da comissão de implantação seria o historiador Altino Afonso. A Prefeitura Municipal deveria "comprar" esta proposta. Fica a sugestão!

Em tempo: Trazendo um pouco para a história atual de Icó, dona Glória Dias até que poderia ser comparada com uma grande mulher icoense. Aproveitando o Dia Internacional da Mulher (08 de março), dona Lourdes Maciel é, sem dúvidas, uma das mulheres mais importantes de nosso município. Cada uma a seu tempo e estilo, tanto ela, como dona Glória Dias, podem ser sim consideradas matriarcas desta terra. Com destacado trabalho na área de educação, dona Lourdes Maciel foi delegada de Educação e diretora do Colégio Senhor do Bonfim (bons tempos desse blogueiro). É neta do ex-prefeito Francisco Maciel, que construiu a Coluna da Hora e dá nome a importante rua de Icó, a Rua Francisco Maciel, bem no centro comercial. Ex-presidente do Lions Clube de Icó, é mãe do atual secretário de Saúde, Daniel Peixoto.